Empresários da Extremadura à descoberta de oportunidades de negócio no Geopark Naturtejo

0

Numa iniciativa da Diputación de Cáceres no âmbito do Projecto transfronteiriço REDTI, 35 empresários e técnicos da região da Extremadura fizeram uma visita de dois dias pelo território do Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO.

Os objectivos propostos à empresa Naturtejo que articulou esta visita com os municípios que compõem o geoparque foram a interacção entre empresários espanhóis e locais para potenciar a actividade turística entre as duas regiões vizinhas e a descoberta dos recursos turísticos do território do Geopark Naturtejo.

A viagem de prospecção empresarial teve início no Monumento Natural das Portas de Ródão, tendo o grupo espanhol sido recebido pela vereadora Ana Luísa Marques do Municipio de Vila Velha de Ródão num magnífico passeio de barco através das Portas de Ródão. No mais recente investimento do empresário Vasco Fernandes foi apresentada a estratégia de marca territorial “Terras de Oiro” e a promoção dos produtos locais.

João Lobo, Presidente do Município de Proença-a-Nova, recebeu o grupo no Hotel das Amoras conjuntamente com 15 empresários locais. Aqui apresentou os produtos turísticos do concelho que dirige e, após o almoço, liderou o grupo numa visita ao Centro Ciência Viva da Floresta, um espaço diferenciador no contexto regional português e espanhol.

No final do primeiro dia, a comitiva ligada ao sector turístico da Extremadura visitou o concelho de Oleiros e as suas mais recentes unidades hoteleiras. O Presidente deste Município, Fernando Marques Jorge, e o membro do Conselho de Administração da Naturtejo e vereador Paulo Brás receberam o grupo conjuntamente com 20 empresários locais, onde não faltaram stands de demonstração da excepcionalidade dos produtos locais dados a provar.

A noite de profícua interacção entre empresários dos dois lados da fronteira foi acompanhada à guitarra portuguesa numa excelente noite de fado e terminou com uma espetacular demonstração da Pirotecnia Oleirense.

No segundo dia, o grupo visitou Penamacor onde o Presidente António Beites apresentou a estratégia de sustentabilidade turística para o seu concelho, que foi seguida por degustação de sabores locais e uma visita interpretada a esta vila de grande interesse histórico-monumental.

Já em Monsanto, o grupo era esperado por uma comitiva de empresários locais e pelo Presidente do Município de Idanha-a-Nova e responsável pelo Geopark Naturtejo -Geoparque Mundial da UNESCO, Armindo Jacinto, que discutiu as oportunidades de fomento do turismo sustentável na região transfronteiriça com enormes benefícios para os empreendedores e para as comunidades locais. Incontornável a visita ao Parque Icnológico de Penha Garcia, ao pôr-do-sol, para alguns ainda desconhecido e por isso tão esperada.

Aqui os empresários espanhóis constataram o enorme potencial de Penha Garcia para o Geoturismo e para o turismo activo, com particular importância para as actividades na rocha, como a escalada.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com