Empresa familiar de Aldeia Nova recebe prémio por boas práticas e respeito pela natureza

0

Julieta Costa e Joaquim Teodósio, da SPEA, entregaram à Apicultura Luís, Lda – Mel Mirandês, em nome do projeto Life Rupis, o primeiro galardão de distinção por boas práticas da Rede dos Proprietários Amigos do Britango. O prémio é um reconhecimento do trabalho exemplar destes produtores em alinhar as suas práticas com a preservação do ambiente.

“Com este galardão, pretendemos anualmente homenagear proprietários e produtores particularmente proactivos em prol da conservação da natureza e da colaboração com as ações de conservação,” diz Joaquim Teodósio, coordenador do projeto.

“A Alexandra Luís e o José Luís, que gerem esta empresa, foram desde sempre defensores do Parque Natural do Douro Internacional, acolheram o projeto com entusiasmo e têm sempre estado muito empenhados na conservação da biodiversidade. Usam métodos de produção respeitadores do ambiente, sem recorrer a produtos nocivos, e procurando sempre minimizar os impactos sobre as arribas onde têm as colmeias. E sabemos que vão continuar a dedicar-se a esta causa, por exemplo aderindo à marca Natural.pt,” diz Miguel Nóvoa da Palombar, outro dos parceiros do projeto.

A recém-formada Rede de Proprietários Amigos do Britango é uma iniciativa do projeto Life Rupis. A rede pretende integrar proprietários e produtores que colaboram na conservação dos valores naturais da área das Arribas do Douro (território que abrange os dois parques envolvidos pelo Life Rupis: Parque Natural do Douro Internacional e Parque Natural de los Arribes del Duero). No âmbito da rede, os aderentes podem trocar experiências entre si e beneficiar do trabalho e experiência do projeto Rupis, que pode ajudá-los a introduzir boas práticas potenciadoras da biodiversidade. A iniciativa visa ainda destacar estes proprietários como exemplos a seguir, valorizando aqueles que de uma forma ativa procuram conjugar as suas práticas com um desenvolvimento mais sustentável da região.

“Para já, temos cerca de 20 proprietários que aceitaram o convite para se juntarem à rede, e já lançámos o desafio a mais alguns,” diz Julieta Costa da SPEA. “E contamos abrir um processo de candidaturas ainda este ano, para que outros proprietários que partilhem os estes princípios de sustentabilidade se possam juntar à rede.”

O prémio foi entregue durante a cerimónia de encerramento da 2ª edição do ObservArribas – Festival Ibérico de Natureza das Arribas do Douro.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com