Desfolhada tradicional reanimou prática agrícola antiga

0

Cerca de 400 pessoas participaram na “Desfolhada Tradicional – Carreira Aldeia d’Ouro”, que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Junta de Freguesia de Sobradelo da Goma promoveram na tarde do dia 20 de Outubro. Tratou-se do reanimar de uma prática agrícola antiga, que foi caindo em desuso.

Os pequenos tocadores da concertina do grupo “Os Marotos da Concertina” assim como os elementos do Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso, do Rancho Folclórico de Santa Maria de Verim e do Rancho Folclórico Maria da Fonte de Fontarcada animaram os participantes e visitantes do evento. O grupo de percussão “Os Marias” também contagiou as pessoas presentes com a sua energia.

A comunidade aderiu em grande número de pessoas a esta iniciativa, que visou recordar ou dar a conhecer e valorizar os trabalhos árduos do campo, muitas vezes camuflados pela alegria de momentos vividos em comunidade. Esta foi ainda uma oportunidade para dar a conhecer a Aldeia de Carreira, considerada pela ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave uma das “aldeias da saudade”.

No recinto, as pessoas encontraram também uma exposição de artesanato e de produtos locais, como doces tradicionais, batatas, cebolas e outros, e ainda puderam degustar uma merenda tradicional. A chuva ainda chegou a cair, por momentos, mas logo surgiu o arco-íris pelo que não foi suficiente para acabar com a alegria que reinou durante toda a tarde, junto de adultos e de crianças, todos empenhados em desfolhar o milho e em celebrar o milho-rei, que – retirada a folhagem, afastadas as barbas – não raras vezes saltitou.

Esta actividade fez parte de um conjunto de acções da operação “EEC PROVERE Minho Inovação”, aprovada no âmbito do Programa Operacional Regional NORTE 2020.

De lembrar que tem sido preocupação da autarquia trazer ao conhecimento dos mais novos e à lembrança dos mais velhos certas tradições tão características de um concelho minhoto e rural como a Póvoa de Lanhoso.

Por isso mesmo, também num passado recente, mais propriamente em 2018, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu outra Desfolhada Tradicional, dessa vez, na Vila da Póvoa de Lanhoso, no âmbito da Feira Tradicional Maria da Fonte, inserida na programação do Dia do Concelho – 25 de Setembro.

O conteúdo Desfolhada tradicional reanimou prática agrícola antiga aparece primeiro em GazetaRural.

Ler Artigo Original
Fonte: Gazeta Rural

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com