Coruche: Candidaturas aprovadas no âmbito da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas

0

O Município de Coruche obteve a aprovação de duas candidaturas submetidas ao POSEUR – Eixo prioritário 2 – “Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos” (Fundo de Coesão) no valor total de 148 958,28 euros, com uma comparticipação de 75%.

Conforme requisito do aviso foram entregues duas candidaturas: uma relativa à Produção de informação e conhecimento (cartografia), no contexto das alterações climáticas em Coruche, e Produção de informação e conhecimento (comunicação e sensibilização), no contexto das alterações climáticas em Coruche.

As candidaturas surgem na sequência da elaboração da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) e visa a produção de cartografia que permita uma maior interligação com os instrumentos de planeamento como a Revisão do Plano Director Municipal e a Revisão do Plano Intermunicipal de Defesa da Floresta Contra Incêndio.

Serão elaboradas várias cartas temáticas e concebido um simulador de fogo que permitem suportar as opções de planeamento e apoiar a decisão em situações de fogo real. Os temas a desenvolver são: Secas e escassez de água; Susceptibilidade à desertificação e erosão dos solos; Ondas de calor; e Incêndios florestais.

A candidatura foi preparada com o apoio de várias instituições científicas e empresas especializadas. No âmbito da comunicação e sensibilização a difusão da informação e conhecimento terá como público-alvo a população em geral, a população escolar e os stakeholders.

De referir ainda que neste âmbito das alterações climáticas se encontra em formação o Conselho Local de Acompanhamento da EMAAC, tendo sido convidadas várias entidades, que já aceitaram o desafio de acompanhar a implementação da estratégia.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com