Cimeira em Idanha-a-Velha torna as Aldeias Históricas mais sustentáveis e acessíveis

0

A Sé Catedral da Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, foi palco de uma inédita cimeira internacional sobre turismo sustentável e destinos turísticos acessíveis e alternativos, nos dias 15 a 17 de novembro.

O evento contou com a presença da Secretária da Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, tendo ficado marcado pelo arranque de dois novos projetos que envolvem a rede de Aldeias Históricas de Portugal, onde se inserem Monsanto e Idanha-a-Velha.

No dia 15, foi assinado um contrato entre a associação Aldeias Históricas de Portugal e o Turismo de Portugal, com vista à concretização do projeto “All For All”. Um programa que pressupõe um investimento de 1,06 milhões de euros para melhorar a acessibilidade geral das aldeias e torná-las mais inclusivas para pessoas com mobilidade condicionada e invisuais.

No dia seguinte, as Aldeias Históricas de Portugal tornaram-se o primeiro destino em rede a nível mundial – e o primeiro destino nacional – a receber o certificado Biosphere Destination, que estabelece os pressupostos de um turismo sustentável de acordo com as orientações da UNESCO e da Carta Mundial de Turismo Sustentável.

Assim, Idanha-a-Velha fica associada a dois projetos que tornam mais acessíveis, inclusivas e sustentáveis as 12 Aldeias Históricas de Portugal (Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha, Trancoso).

Os contratos foram formalizados durante a cimeira “International Summit: Cultural Sustainable Destinations without Borders”. Um evento inédito que debateu o conceito de “Destino Turístico Alternativo” e que procurou sensibilizar para a necessidade de haver uma política comum direcionada para os destinos turísticos alternativos.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com