Castro Daire promove “A Última Rota da Transumância”

0

Nos próximos dias 30 de Junho e 1 de Julho, o Município de Castro Daire irá promover o evento “ A Última Rota Da Transumância”. O rebanho com cerca de 2500 ovelhas e cabras, o maior de todas as edições, guiadas pelos seus pastores e acompanhadas por muitos participantes e turistas, vão fazer o percurso pela Rota original entre a Aldeia de Ribolhos e a Vila de Castro Daire, com passagem em frente ao Jardim Municipal e parando no Parque das Carvalhas, local onde irão pernoitar.

No dia 1 de julho, pela manhã, o rebanho subirá à Serra de Montemuro, até à Cruz do Rossão, acompanhado por todos os participantes que se queiram associar a esta subida. Durante a tarde decorrerá outra das tradições que marcam esta região que é a famosa Luta de Bois.

Esta iniciativa promovida pelo Município tem como objetivo a atração de turistas ao nosso Concelho que terão o privilégio de reviver experiências únicas, quer a nível gastronómico quer ao nível das tradições locais e ancestrais, tais como, a degustação dos sabores da Transumância, cantadores e tocadores de concertinas, a exibição da luta do pau e o folclore.

Este evento, carregado de significado, além de toda a tradição associada e do contacto direto com uma realidade urbano e própria de uma das mais belas serras de Portugal, a Serra de Montemuro, promete também muitas outras surpresas e vivências experimentais que vão marcar todos aqueles que se associem a esta Festa.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com