Casa da Ínsua: entre vinhos, queijos e história

0

Foi na segunda metade do século XVIII, que o então governador e Capitão-General da capitania de Mato Grosso, Luís Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres, mandou construir a belíssima Casa da Ínsua para quando retornasse a Portugal. Desde 2009, essa construção passou a funcionar como hotel de charme 5 estrelas. É uma experiência ímpar se hospedar em uma das suites do hotel, com ambientes luxosos em perfeito estado de conservação e uma biblioteca preciosa, que guarda um valioso espólio documental do Brasil setecentista.

Além do luxo da instalação, a Casa da Ìnsua fica em área demarcada para a produção do queijo Serra da Estrela (são 18 concelhos). E produz exemplares excepcionais. O melhor de tudo é que os hospedes podem presenciar a confecção desse queijo que virou sinônimo de Portugal. Fazem o tradicional, o curado e a ricota, todos adoráveis.

Além do luxo da instalação, a Casa da Ìnsua fica em área demarcada para a produção do queijo Serra da Estrela  (são 18 concelhos)Além do luxo da instalação, a Casa da Ìnsua fica em área demarcada para a produção do queijo Serra da Estrela (são 18 concelhos) | Pedro Kirilos

Rodeando a propriedade, dois jardins monumentais de estilos distintos: o primeiro, de inspiração francesa, de traçado geométrico e muitas flores; o segundo, um jardim tipicamente inglês, vegetação mais selvagem, solta, com grandes árvores frondosas.

Mais adiante, se avista uma enorme mancha de vinhas florescendo. A Casa da Ínsua é também uma importante produtora de vinhos da Região Centro de Portugal e muito pro conta de seus clima.

“Temos noites de invernos e dias de verão”, resume José Matias, diretor de produção da Ínsua, que desde 1852 produz vinhos de castas como a ícone local, a Touriga Nacional,

Localizada entre os rios Dão e Coja, em Penalva do Castelo, no Dão, Casa da Ínsua é a unica no país a deter três selos DOC: Dão, no vinho; Serra da Estrela, no queijo e Maça, a do tipo Bravo de Esmolfe, outro orgulho local. Além disso, produz e comercializa azeites extravirgens. Todos no cardápio do restaurante do hotel. A glória (www.montebelohotels.com)

Tem ambientes luxosos em perfeito estado de conservação e uma biblioteca preciosaTem ambientes luxosos em perfeito estado de conservação e uma biblioteca preciosa | Fonte: https://blogs.oglobo.globo.comLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com