Carta de Primavera do VINUM: onde o produto é o centro de todas atenções

0

Carta de Primavera do VINUM: onde o produto é o centro de todas atenções

O VINUM Restaurant & Wine Bar abriu as portas à nova estação e convidou os sabores primaveris a sentarem-se à mesa. Os produtos frescos são o centro de todas as atenções da nova carta.

15 de maio de 2019 – A vista privilegiada para o Rio Douro não é o único convite ao olhar no VINUM Restaurant & Wine Bar, localizado nas Caves Graham’s, em Vila Nova de Gaia. A Carta de Primavera renova os votos do restaurante com a gastronomia de origem, onde o produto é o centro das atenções. A nova estação trouxe três pratos em estreia ao menu e uma roupagem primaveril aos clássicos.

O aflorar da refeição dá-se nas entradas. Esta carta traz de regresso à mesa as saudosas Favinhas à transmontana do VINUM, que este ano se fazem acompanhar por um ovo cozido a baixa temperatura. Destaque ainda para o Quintal do VINUM que se apresenta sempre ao sabor e cor de cada estação. O prato celebra a primavera do Douro no prato, com a cenoura, as ervilhas e o milho, entre outros microlegumes colhidos na região.

Segue-se o prato principal, onde se encontram as maiores novidades. Em estreia na Carta de Primavera está o Carré de borrego e puré de batata. Um prato generoso, onde a carne, selada na parrilla, brilha envolta numa crosta de mostarda e pistácio, acompanhada de puré de batata com nata aromatizada de alecrim, molho de carne com redução e vinho tinto Quinta do Vesúvio e couve romanesca salteada, um ingrediente da estação que além de cor traz balanço e acidez à suculência do borrego.

Mas os primeiros dias de calor também fizeram brotar novidades nos pratos bandeira do VINUM. O maior destaque vai para o Leitão crocante com milhos e Graham’s Tawny 20 anos, que recupera o modo de preparação transmontana do cereal. Aqui, o milho é cozido em calda até ganhar uma consistência mais densa, a recordar a polenta. Depois de frio, é marcado na parrilla e colocado no prato.

Antes da hora de despedida, há espaço para surpresas. O final doce da degustação fica a cargo de duas sobremesas novas. Brisa de Lis com gelado de pêssego recupera a memória da zona centro de Portugal, quer no nome, com a referência ao Rio Lis, em Leiria, quer na confeção. Aqui encontramos uma espécie de quindim, com farinha de amêndoa e ovos, a que o gelado de pêssego empresta alguma acidez. Para os amantes do chocolate, a sugestão é a Cúpula de avelã, uma mousse de avelã, recheada com caramelo e avelã picada e ganache de chocolate. Para enriquecer as texturas da sobremesa, o prato conta ainda com esponjoso de pistachio, crumble negro e gelado de avelã.

Esta Carta de Primavera assinala a estreia do Chefe Francisco Miranda ao leme da cozinha do VINUM. Há dois anos nos bastidores do restaurante, o chefe conhece bem a filosofia Sagardi e a importância que a origem dos alimentos tem para a marca. A degustação fica completa com a harmonização dos vinhos do grupoSymington Family Estates, mas não só. Outras regiões são incluídas nesta viagem gastronómica para que a experiência seja verdadeiramente um roteiro pelo melhor de Portugal.

A nova carta já se encontra disponível e pode ser descoberta em horário alargado, com a cozinha a funcionar, sem interrupções, das 12h30 às 23h00.

Ler Artigo Original
Fonte: Gazeta Rural

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com