“Ao Sabor do Rio e da Montanha” promoveu a gastronomia em Sever do Vouga

0

No âmbito da temática “Produtos Turísticos Integrados” da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), decorreu a segunda fase da iniciativa “Ao Sabor da Ria”, um evento de promoção da gastronomia da região e do território aveirense.

Sendo Sever do Vouga um dos 11 municípios constituintes da CIRA, na tarde do dia 16 desenvolveu-se uma atividade sob o mote “Ao Sabor do Rio e da Montanha”. Esta excedeu o limite de inscrições (20), contando com a presença de 31 pessoas.

A ação teve início às 15h00, no Museu Municipal, com um enquadramento da ação no território de Sever do Vouga realizado pela técnica de turismo do Município, Graciela Bastos Figueiredo, abordando aquelas que são as valias e as especificidades de Sever do Vouga e do território da Ria de Aveiro, tendo sido seguida de uma visita guiada aos espaços do museu pelo seu coordenador, Pedro Nóbrega.

A Cascata da Cabreia e seu parque natural foi o próximo destino no qual, para além da contemplação da beleza natural que aquele espaço paradisíaco pode oferecer, houve demonstrações de algumas atividades de desporto e aventura – como canyoning e descida do rio – asseguradas pela empresa Desafios, Desporto E Aventura, Lda., em articulação com um especialista em micologia Jorge Abílio, que despertou a curiosidade do grupo de visitantes para o que a natureza pode oferecer como alimento natural, em especial, os cogumelos e rebentos de alguns arbustos, tendo sido encontrados algumas espécies raras de cogumelos de topo no mercado– os Amanita caesarea. Além disso, houve também, a chamada de atenção para espécies não comestíveis, como os Amanita phalloides. Este trabalho culminou com esclarecimentos feitos pelo especialista sobre a temática.

A atividade terminou no Restaurante Santiago, onde os participantes tiveram a oportunidade de fazer a degustação dos cogumelos e de outros produtos do concelho como peixinhos do rio, enguias selvagens e broa local, acompanhados de vinho e espumante.

À degustação foi-lhe associada a componente paisagística do rio Vouga e da Ponte do Poço de Santiago, com o usufruir do anoitecer e da iluminação da Ponte, o que permitiu um bom acolhimento e uma maior atratividade pelo cenário que envolveu a ação, tendo excedido todas as expectativas.

O conteúdo “Ao Sabor do Rio e da Montanha” promoveu a gastronomia em Sever do Vouga aparece primeiro em GazetaRural.

Ler Artigo Original
Fonte: Gazeta Rural

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com