Aldeias de Montanha: VII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas

0

Alvoco das Várzeas é palco da 7.ª edição do evento “Tradição e Transmissão”, entre os dias 8 e 10 de dezembro. A iniciativa celebra a cultura popular da freguesia de Alvoco das Várzeas e do vale do rio Alvoco, no concelho de Oliveira do Hospital, desde o cancioneiro às paisagens sonoras, dos produtos tradicionais à fotografia.

Dinamizado no âmbito da iniciativa “Experiências Criativas de Montanha”, que integra o plano de animação do PROVERE iNature/Aldeias de Montanha, o evento constitui uma oportunidade única para celebrar e conhecer a(s) identidade(s) de Alvoco das Várzeas, uma das Aldeias de Montanha.

O programa é diversificado e tem na apresentação da mais recente produção musical dos LAVOISIER, “É Teu”, um dos pontos altos. Ainda nas estreias, destaque também para o Açor Tambor – Trio de Percussão Tradicional da Serra do Açor; para a Feirinha da Tradição e para a exposição multimédia de Emanuel Bento e Luís Antero que nos apresentam “Postais Sonoros, uma cartografia sonora e visual de Alvoco das Várzeas”, e que continuará patente até ao final do mês de dezembro.

Para celebrar a Aldeia de Montanha, Alvoco das Várzeas, este VII Tradição e Transmissão/ Experiências Criativas de Montanha conta também com as presenças habituais de: “Da Nossa Aldeia” – Grupo Vocal Feminino de Alvoco das Várzeas; Grupo de Música Tradicional “As Cotovias do Alvoco”; e de Luís Antero/Sons de Alvoco.

O evento que convida o público a descobrir as paisagens e marcos sonoros da freguesia de Alvoco das Várzeas bem como as tradições das gentes desta aldeia postal, divide-se entre o salão polivalente da Junta de Freguesia, com arranque às 16H00 de sexta-feira (8 de dezembro) e o Largo da Sobreira/Salão polivalente do CERCAV onde têm lugar as atividades de domingo, 10 de dezembro e último dia da iniciativa.

O VII Tradição e Transmissão/Experiências Criativas de Montanha é um convite à descoberta do território de montanha e da sua genuinidade – experiências autênticas, gente genuína – neste caso particular da freguesia de Alvoco das Várzeas, através do qual se enaltece a tradição oral e a transmissão deste legado perpetuado através das gerações, no ano em que se comemora o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com