Albergaria-a-Velha vai receber um dos maiores festivais de Pão de Portugal

0

É a quinta vez que o município de Albergaria-a-Velha, na região Centro, homenageia o nosso pão. O Festival Pão de Portugal decorre de 1 a 3 de junho e vai dar a provar mais de sete dezenas de pães nacionais.

A lista de pães tradicionais portugueses é vasta e diversa como bem o demonstra a quinta edição do Festival Pão de Portugal, evento que vai reunir mais de 50 expositores na Quinta da Boa Vista, em Albergaria-a-Velha, concelho do distrito de Aveiro.

Um elenco de mais de 70 pães vai estar em mostra, prova e venda no fim de semana de 1 a 3 de junho, incluindo alguns incontornáveis no nosso pão tradicional, como o de Mafra, a Broa de Avintes, o Alentejano, o Bolo Podre, o Folar do Vale de Ílhavo.

Isto sem desmerecer nos novos pães que a inspiração dos nossos padeiros nos dá, como o pão de batata-doce, o de alfarroba, o de beterraba, trigo sarraceno, milho, para citar apenas algumas versões que procuram contornar o glúten.

Como um bom pão pede casamento com mais alimento, o Festival conta com mostra de produtos locais, dos queijos aos enchidos, passando pelos petiscos.

Uma iniciativa que se completa (programa aqui) com animação musical, baile, teatro, visitas guiadas aos moinhos de água (inscrições em turismo@cm-albergaria.pt), workshops de fabrico de pão, demonstrações de cozinha com a presença do chefe Ricardo Coelho (dia 1), Cátia Goarmon, a “Tia Cátia” (Dia 2), chefe Emídio Concha de Almeida e nutricionista Andreia Santos (Dia 3), numa sessão orientada para os mais pequenos.

Ainda no decorrer do evento, os visitantes podem assistir aos filmes concorrentes à terceira edição Do Pão – Festival Internacional de Cinema Documental. A entrega dos prémios relativos à edição de 2017 tem lugar numa cerimónia durante a tarde de domingo.

A entrada no recinto e a participação nas atividades são gratuitas, com exceção do Trail Rota dos Moinhos – Móis-me a Cabeça e as visitas aos moinhos.

Fonte: https://lifestyle.sapo.pt/

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com