Albergaria-a-Velha: Festival Pão de Portugal mostra mais de 70 variedades de pão de todo o País

0

O Festival Pão de Portugal está de regresso à Quinta da Boa Vista, em Albergaria-a-Velha, de 1 a 3 de Junho, onde os visitantes podem encontrar mais de 70 variedades de pão de todo o País, bem como os melhores complementos para acompanhar e uma área de restauração para degustar pratos em que o pão é o ingrediente principal.

O vice-presidente da Câmara de Albergaria destacou o crescimento do Festival, que este ano recebe “mais 70 produtores de todas as regiões do país, um aumento significativo em relação a edições anteriores”. No âmbito do evento, Delfim Bismark destacou “o segundo Roteiro Gastronómico da Carne Marinhoa”, bem como “uma serie de actividades diversificadas para todas as idades, que abrangem desde a gastronomia até ao património”.

Segundo o autarca, a realização daquele que é considerado o maior evento do género que se realiza no país, “teve como consequência que os produtores locais tenham diversificado as suas ofertas e tenham, inclusivamente, criado produtos novos”. Delfim Bismark aponta ainda ao facto “de ter colocado Albergaria no mapa, como capital do pão de Portugal”, mas fez também com que os albergarienses “tenham ficado mais sensibilizados em relação não só à sua gastronomia, mas também ao seu património, nomeadamente os moinhos de água, tornando-se também no principal evento anual do concelho de Albergaria-a-Velha”.

Para a edição deste ano Câmara de Albergaria-a-Velha preparou um programa de actividades diversas, com sessões de showcooking, oficinas de pão, animação variada, visitas à Rota dos Moinhos e um trail para os mais activos. As sessões de showcooking têm sido uma das actividades mais concorridas ao longo das várias edições do festival. Este ano, a Tia Cátia, os Chefs Ricardo Coelho e Emídio Concha são os dinamizadores das aulas práticas de culinária.

Em termos de animação musical, Jorge Fernando é cabeça de cartaz de um programa que inclui grupos locais e regionais de música tradicional e popular. Além da música, os visitantes podem participar no Baile da Aldeia na noite de sexta-feira e descobrir A Nova Rapunzel, uma criação de teatro de rua da MUDA’TE, concebida especialmente para o Festival Pão de Portugal, no sábado.

Os filmes concorrentes à terceira edição Do Pão – Festival Internacional de Cinema Documental são exibidos durante o evento. A entrega dos prémios relativos à edição de 2017 terá lugar na tarde de domingo. No período da manhã, o filme é outro com o Trail Rota dos Moinhos – Móis-me a Cabeça. A completar o programa do Festival Pão de Portugal, as tradicionais visitas a diferentes núcleos da Rota dos Moinhos durante o fim de semana.

O evento é uma organização da Câmara Municipal, com o apoio da Prave – Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha e o Turismo Centro de Portugal.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com