Aguiar da Beira promove VI Certame Gastronómico do Míscaro a 24 e 25 de Novembro

0

O pavilhão Municipal de Aguiar da Beira será o palco do VI Certame Gastronómico do Míscaro, evento que decorrerá nos dias 24 e 25 de Novembro e que pretende divulgar esta iguaria, mas que, ao mesmo tempo, visa promover o concelho e os seus produtos endógenos.

Do programa, destaque para o IV Encontro Nacional de Formadores e Técnicos de Micologia, onde serão discutidas e debatidas diversas temáticas em torno do míscaro amarelo; um Mercadinho Agrícola; um concurso Gastronómico, num fim de semana em que os restaurantes do concelho aderentes terão pratos associados a esta iguaria.

O presidente da Câmara de Aguiar da Beira está confiante numa “grande festa”, associada a um produto abundante na região. Joaquim Bonifácio destaca o facto de Aguiar da Beira ser o único concelho a nível nacional que tem um Gabinete de Micologia, que reputa de “muito importante” para a preservação, divulgação e promoção dos cogumelos silvestres e da gastronomia associada. O autarca adiantou, ainda, que a aposta na Orientação continua, com Aguiar da Beira a receber, em 2021, o Campeonato Mundial de Juniores.

Gazeta Rural (GR): Como vai ser este ano o Certame Gastronómico do Miscaro?

Joaquim Bonifácio (JB): Esta é a sexta edição deste evento gastronómico e vai ser, como em anos anteriores, uma grande festa, que desta vez inclui o IV Encontro Nacional de Formadores e Técnicos de Micologia, que regressa este ano ao programa deste certame, após o interregno do ano passado.

Este é um encontro que reputamos da maior importância, pois somos o único município do país que tem um gabinete de Micologia. Este, além de dar a conhecer e divulgar esta iguaria que existe na nossa região em grande quantidade, – este ano tivemos condições climatéricas propícias ao seu desenvolvimento, – tem também condições para ir às escolas e explicar como fazer a sua apanha de forma correcta e quais as espécies comestíveis.

Este Encontro Nacional pretende debater diversas temáticas em torno do míscaro amarelo. Vão ser abordados diversos temas, como a organização e promoção de recursos micológicos, as boas práticas de colheita, a preservação dos recursos, o turismo associado à micologia, bem como a certificação e a comercialização ou ainda a toxicidade de algumas espécies.

Consideramos que é importante debater estes assuntos, numa região onde abunda o míscaro amarelo, bem como outras espécies, e é bom que as pessoas saibam o que podem comer. Para além disto, é de salientar a importância destes produtos para a economia desta região.

GR: Durante muito tempo questionou-se a questão da apanha dos cogumelos silvestres. Há uma maior consciencialização das pessoas para esta temática?

JB: Estes encontros, como atrás referi, bem como o nosso Gabinete de Micologia, têm essas funções, no sentido de sensibilizar a população residente, mas também quem nos visita na procura deste produtos, para a importância da sua preservação e as boas práticas para a sua apanha.

GR: E a Confraria do Míscaro?

JB: Já está criada e será muito importante para a promoção e divulgação do míscaro, da gastronomia que lhe está associada, bem como da sua preservação enquanto espécie.

Campeonato Mundial de Orientação de Juniores 2021 é em Aguiar da Beira

GR: Mudando de tema. Está a chegar ao fim do primeiro ano o projecto “Oriented For Life”, que tem feito mexer o concelho, que muitos consideram já a Capital Nacional da Orientação. Como está o projecto?

JB: Diria que está bem e recomenda-se. Este projecto tem feito mexer o município. Fizemos diversas acções como o objectivo de tornar Aguiar da Beira um local de excelência para a prática desta modalidade.

Recentemente foi-nos confirmada, para minha alegria, a realização em Aguiar da Beira do Campeonato Mundial de Juniores em 2021. Isto é um marco para a modalidade em termos nacionais e que nos motiva a trabalhar mais e melhor. A nossa candidatura teve, entre outros, a Suécia e a Roménia como ‘adversários’ fortes. Já estamos preparados para que seja um grande evento, que vai trazer, tal como outras provas aqui realizadas, muita gente ao concelho.

Posso também adiantar, que a nível do desporto escolar, estamos a trabalhar para que a Orientação seja mais uma modalidade que os nossos jovens possam praticar. A 17 de Novembro vai estar uma representação de Aguiar da Beira na Taça de Portugal, na Figueira da Foz.

No último fim de semana de Janeiro de 2019 receberemos o “Aguiar da Beira ‘O’ Meeting”, prova que conta para o ranking da Taça de Portugal e para o ranking Mundial da Federação Internacional de Orientação. Também em Abril de 2019 vamos receber o Encontro Regional de Orientação. É com este tipo de iniciativas que promovemos esta modalidade, que trás gente ao concelho.

Trail do Míscaro solidário com o ambiente

No âmbito da realização do VI Certame Gastronómico do Míscaro de Aguiar da Beira, vai ter lugar no próximo dia 25 o V Trail do Míscaro, prova coloca em destaque as condições naturais micológicas, a natureza, o património, as tradições rurais e a solidariedade com a floresta.

O Trail do Míscaro 2018 apresenta as corridas de Trail Longo (30 km), Trail Curto (15 km) e uma Caminhada (8 km). Uma iniciativa que “é muito mais que uma corrida ou caminhada pela natureza”, refere a organização. “Este evento é uma experiência desportiva e recreativa que gira à volta de um produto natural com elevado valor gastronómico, abundante por essa altura no concelho, o ‘míscaro amarelo’. Além disso, apresenta ainda uma vertente de responsabilidade social com o ambiente. Por cada inscrito será doada uma árvore para a reflorestação do concelho”.

No ano anterior participaram no Trail do Míscaro 300 pessoas, de norte a sul do país e até do estrangeiro, que geraram um igual número de árvores autóctones – carvalhos americanos –plantadas pelos participantes num terreno baldio e desertificado no concelho.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com