A maravilhosa diversidade do Portugal vitícola

0

A beleza natural de Portugal não apenas encanta os que cá vivem e os que cada vez mais nos visitam, como se traduz também em produtos plenos de caráter e qualidade.

O vinho será porventura um dos melhores exemplos dessa riqueza. Poderia cair na tentação de puxar um pouco “a brasa à minha sardinha” (afinal até estamos no tempo das sardinhadas dos Santos Populares) e focar-me apenas no Douro.

O Douro é parte de mim. Com raízes profundas na região, toda a minha vida foi e continuará a ser dedicada às suas vinhas e vinhos.
Mas se o Douro é de facto uma região muito especial, em todo o país, de Norte a Sul existem grandes vinhos.

Fantásticos não apenas pela sua qualidade mas também pela sua enorme diversidade. E sobretudo pela forma como, num mundo cada vez mais globalizado, os vinhos Portugueses carregam consigo as suas castas, as suas terras e as suas gentes.

A dificuldade (boa!) está em escolher entre tantos bons exemplos.

Deixo assim duas sugestões que refletem a maravilhosa diversidade do nosso Portugal.

Um branco da Casa de Cello de João Pedro Araújo, produtor que há muito trabalha nas suas vinhas em Amarante para afirmar o grande potencial qualitativo da Região dos Vinhos Verdes. O seu Quinta de Sanjoanne Superior branco 2015 mostra uma enorme pureza de fruta mas plena de subtilezas, com notas minerais, limão, chá verde e ameixas brancas frescas. Ficará muito bem com umas vieiras seladas ou um robalo ao sal.

Seguindo viagem até ao Dão, a Quinta dos Roques é uma das paragens incontornáveis. O Quinta dos Roques tinto 2015 é um excelente exemplo do carácter da região e da complementaridade entre as suas castas clássicas (Touriga Nacional, Jaen, Alfrocheiro, Tinta Roriz ). Notas balsâmicas, florais e de frutos do bosque, com taninos finos mas firmes. De ampla aptidão gastronómica, estará perfeito com um cabritinho assado.

Quinta de Sanjoanne Superior branco 2015
– Região: Vinhos Verdes
– Produtor: Casa de Cello
– PVP: 23€

Quinta dos Roques tinto 2015
– Região: Dão
– Produtor: Quinta dos Roques
– PVP: 9€

Fonte: Jornal de Noticias

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com