Vodafone lança primeira App de TV que fomenta prática de exercícios escolares

0

Vodafone lança primeira App de TV que fomenta prática de exercícios escolares

Antecipando o início de mais um ano escolar, a Vodafone prepara um regresso às aulas “inovador”. Este mês de Setembro chega à televisão da Vodafone a Studo, uma aplicação interactiva que desafia as crianças a resolver exercícios escolares em casa e que, depois de solucionados, desbloqueiam o acesso aos seus canais favoritos.

“Tudo graças a uma aplicação simples e intuitiva: a televisão está bloqueada até que os alunos consigam completar, com sucesso, o plano de estudo definido pelos pais. São eles que controlam e decidem os dias, as horas e o número de perguntas que querem que os filhos respondam”, refere um comunicado da Vodafone.

O conteúdo, que nesta fase de lançamento é focado na disciplina de Matemática, está alinhado com o Programa Curricular do Ensino Primário, é desenvolvido por uma equipa pedagógica formada por professores do Ensino Básico do 1.º ciclo e vai sendo disponibilizado ao longo do ano lectivo.

Na primeira utilização o aluno cria a sua personagem, define o ano de escolaridade que frequenta e o domínio da matemática que se pretende explorar. As questões são, depois, seleccionadas automaticamente pela Studo tendo estas variáveis em conta. Concluídos os exercícios a televisão é, então, desbloqueada. Toda a apresentação da Studo é bastante apelativa, com o grafismo em desenho animado e o formato ao jeito de um jogo a tornar a aplicação de fácil usabilidade para as crianças. Por cada resposta correta ganham-se pontos, fazendo-se assim evoluir a personagem ao ritmo do desempenho de cada um na aplicação. Quando a resposta está errada, a Studo fornece ajuda para melhorar a compreensão da matéria.

Produto Vodafone Power Lab

Idealizada por um docente do Ensino Básico, que durante anos ouviu os encarregados de educação queixarem-se do efeito hipnotizador que a televisão exerce sobre os alunos, “roubando-lhes”, assim, tempo e dedicação para as tarefas escolares, a Studo quer “ser uma aliada dos pais na hora de garantir que as horas de estudo em casa não passam para segundo plano”, refere a Vodafone.

“Foi quando fazia zapping em casa que o professor João Tiago Martins, Cliente TV+Net+Voz da Vodafone, teve a ideia da Studo, depois de ver um anúncio para o primeiro TV Innovation Challenge – competição promovida pelo Vodafone Power Lab para captar ideias criativas que inovem o serviço de televisão em Portugal”, realça o mesmo comunicado.

Conquistada a competição, a Studo começou a ser desenvolvida em parceira entre João Tiago Martins e a Carbon, empresa do grupo BOLD International responsável pelo desenvolvimento da aplicação, em exclusivo para Vodafone.

Agricultura e Mar Actual

Ensino Vodafone 2016-09-06 João BorgesLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com