Vitivinícola da Bairrada promove estudo sobre elementos diferenciadores de castas

0

Vitivinícola da Bairrada promove estudo sobre elementos diferenciadores de castas

A Comissão Vitivinícola da Bairrada vai promover um estudo sobre os elementos diferenciadores da Bairrada ao nível de castas, métodos de produção e mercado, disse o presidente reeleito daquela organização, Pedro Soares.

“Será um trabalho de aquisição de conhecimentos sobre a própria região, sobre as características que a tornam diferente, única, sobretudo ao nível de espumantes, em que somos cada vez mais líderes”, disse à agência Lusa Pedro Soares, que na terça-feira foi reeleito presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) para um novo mandato de três anos.

Pedro Soares quer sistematizar durante o novo mandato o estudo sobre a produção de vinhos Bairrada, com especial atenção sobre os espumantes, com vista a criar no futuro um centro de competências que junte produtores, comerciantes, municípios e instituições como a Rota da Bairrada, segundo o site da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal, que cita a Lusa.

Marca identitária

“Temos de estudar as características da região para criarmos uma marca identitária, não só ao nível dos vinhos, mas também de outros tesouros, como a gastronomia, as termas, a paisagem”, diz Pedro Soares, que promete trabalhar em união com a Rota da Bairrada, associação que promove activamente as riquezas turísticas, gastronómicas e vinícolas da região, com destaque para as belezas do Luso e da Curia, os vinhos da casta Baga e o tradicional leitão assado à moda da Bairrada, abrangendo os concelhos de Águeda, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos.

Nos últimos anos, a venda na região demarcada da Bairrada dos selos de garantia do Instituto da Vinha e do Vinho tem tido um crescimento entre 25% a 30%.

A CVB tem neste momento registados 2.400 produtores de vinhos, que exploram 6.500 hectares de vinhas, mas Pedro Soares garante que o número de pessoas ligadas à cultura do vinho e da vinha na região é “substancialmente” maior.

Agricultura e Mar Actual

Comissão Vitivinícola da Bairrada 2016-09-14 João BorgesLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com