Viseu Estaleiro-escola” lança primeiro curso para formação em construções tradicionais de madeira

0

Formação aberta destina-se a carpinteiros. Projeto pioneiro no país aposta na qualificação da mão-de-obra e sensibilização do setor da construção para a reabilitação do património edificado

O “Viseu Estaleiro-Escola” arranca a sua oferta formativa em técnicas de reabilitação de património construído este mês de Novembro. O primeiro dos cursos do centro de formação será dedicado a práticas de conservação e regeneração de estruturas tradicionais de madeira.
O objetivo do curso “Reabilitação de Elementos de Madeira” é duplo: por um lado, qualificar mão-de-obra com experiência para a reabilitação deste tipo de estruturas e, por outro, sensibilizar os profissionais do setor da construção para boas práticas de conservação e reabilitação sustentável do património edificado, salvaguardando a sua identidade e valor originais.
A formação será eminentemente prática e tem por destinatários técnicos profissionais de carpintaria com 2 anos de experiência mínima no setor da construção. A frequência é gratuita e os alunos obterão o nível 2 de formação, no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações. Será um total de 192 horas de formação, com início a 25 de novembro e fim a 25 de fevereiro, às sextas e sábados.
O centro de formação elege a ambição de criar um novo stock de competências humanas e técnicas em reabilitação do património edificado, contribuindo ao mesmo tempo para a empregabilidade de jovens, para a reconversão e modernização do setor da construção civil e para a promoção da reabilitação sustentável do centro histórico de Viseu.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “o Viseu Estaleiro-Escola é mais um passo dado na concretização da estratégia de reabilitação sustentável do centro histórico. Completamos mais uma peça deste puzzle de valorização e qualificação do nosso património edificado.”
Promovido pelo Município de Viseu no quadro do “Plano de Ação Viseu Património”, em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), a Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), a Viseu Novo SRU e o GECORPA – Grémio do Património, o “Viseu Estaleiro-escola” é um projeto de formação pioneiro e inovador no país, com vocação prática e profissionalizante.
O “Viseu Estaleiro-escola” traz a Portugal um conceito de formação profissional alternativa e de laboratório aplicado, voltado para a reabilitação de património em contexto real, sendo destinado a jovens interessados num percurso profissionalizante, desempregados e quadros de empresas na área da construção.
Este primeiro curso terá lugar no IPV e conta com a organização executiva da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV).

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com