VI Festival do Bacalhau em Ponte de Lima de 25 a 27 de Novembro

0

Considerando a localização estratégica de Ponte de Lima no epicentro da Euroregião Norte de Portugal – Galiza, a gastronomia, o enoturismo, o património histórico e paisagístico, os desportos de natureza e equestres, o alojamento de qualidade, o comércio tradicional, complementam uma oferta muito apetecível, com identidade e qualidade, que os turistas e os operadores turísticos tanto procuram.

De 25 a 27 de novembro, Ponte de Lima promove mais um prato emblemático da gastronomia limiana, trata-se da VI edição do Festival do Bacalhau, um verdadeiro catalisador de visitantes à Vila de Ponte de Lima.

O evento convida a degustar um prato típico e que outrora era muito comum nas feiras quinzenais como iguaria, preservando-se até hoje essa rica tradição gastronómica que alimenta os que aqui vêm feirar. Além da degustação do fiel amigo, nas suas mais variadas formas, o Festival do Bacalhau promove uma venda de bacalhau seco, produto muito procurado nesta altura do ano, face à proximidade do Natal, proporcionando ao público uma maior oferta de variados tipos de bacalhau.

O programa inclui vários momentos atrativos, desde Mini Chefs; Showcooking “Bacalhau – as novas tendências” com o Chef Daniel Pinheiro da EPPL; Showcooking com o Chef Hélio Loureiro, que confecionará “Lombinho de bacalhau com arroz de bacalhau feito com as barbatanas e aromatizado com coentros e tomate seco” e ainda “Açorda de bacalhau com lombinhos crocantes”; Estátuas Vivas com figuras premiadas a nível nacional e internacional; noite de Fados entoada por Cláudia Duarte, Diogo Aranha e Patrícia Costa; e ainda provas de vinhos e arruadas de bombos e concertinas.

As Estátuas Vivas têm como tema “O Mar e a Pesca”, e vão ser sem dúvida um dos grandes atrativos da feira pela sua singularidade. Estas estátuas humanas ou vivas, têm uma longa história no mundo das artes performativas e ganharam fama e tradição, sobretudo nos últimos 20 anos. Teremos a presença de algumas destas figuras relacionadas com a pesca e com o mar, podendo ser comtemplados cinco quadros representativos, entre os quais: A Varina – apresentada por Helena Reis, várias vezes vencedora do festival de estátuas vivas de Espinho, o mais antigo do mundo e campeã mundial de estátua viva no festival mundial de Arnhem na Holanda; O Pescador – apresentado por Nelson Rodrigues, vencedor do festival de estátuas vivas de Tomar; A Nossa Senhora – apresentada por Patrícia Sousa, premiada no festival de estátuas vivas de Tomar; O Vendedor de Bacalhau – apresentado por Susana Bento, vencedora do festival de estátuas vivas de Espinho; A Figura Quase (im) possível – apresentado por António Santos (staticman), iniciador das estátuas vivas, como hoje as conhecemos, 5 recordes mundiais, 9 anos no guinness book of records, prestes a completar 30 anos de carreira, diretor artístico de vários festivais de estátuas vivas.

Ao público, além de apreciar, é pedido que vote no seu quadro favorito, tendo como critérios imobilidade, expressividade e caracterização. Ficando habilitado ao sorteio de um bacalhau. O sorteio realiza-se no dia 27 de novembro às 17h30.

Confira o programa:

Sexta, 25 de novembro

18h00 Abertura Oficial

Animação Musical – Rusga “Os Amigos de Arcozelo”

20h00 Animação Musical – II Encontro de Tocadores de Concertina

Sábado, 26 de novembro

10h00 Abertura

15h00 Workshop infantil: “Mini Chefs – Biscoitos e Chocolates” (inscrição gratuita e obrigatória)

17h Prova de Vinhos da Casta Loureiro de Ponte de Lima

17h00 – 20h00 Estátuas Vivas “O Mar e a Pesca”

19h00 Showcooking “Bacalhau – Novas Tendências” – Chef Daniel Pinheiro, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima

20h00 Animação Musical – Mickael Akordeon

22h00 Noite de Fados: Cláudia Duarte, Diogo Aranha, Patrícia Costa

Acompanhados por:

Filipe Rebelo na Guitarra Portuguesa e José Elmiro Nunes na Viola

24h00 Encerramento

Domingo, 27 de novembro

10h00 Abertura

11h Prova de Vinhos da Casta Loureiro de Ponte de Lima

12h00 Arruada pelo Grupo de Bombos S. Tiago Maior de Poiares.

15h00 – 17h00 Estátuas Vivas “O Mar e a Pesca”

16h00 Showcooking Chef Hélio Loureiro:

  • Lombinho de bacalhau com arroz de bacalhau feito com as barbatanas e aromatizado com coentros e tomate seco”.
  • Açorda de bacalhau com lombinhos crocantes”.

18h30 Sorteio do Bacalhau – sorteado entre todos os que votaram nas estátuas vivas

22h00 Encerramento

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com