Universidade de Évora estuda povoado com cinco mil anos em Mora

0

Universidade de Évora estuda povoado com cinco mil anos em Mora

A Universidade de Évora tem vários alunos de arqueologia em Brotas, concelho de Mora, a estudar um povoado com cerca de cinco mil anos.

Trata-se de Santa Cruz 13, um pequeno povoado calcolítico que foi identificado no âmbito de trabalhos de prospecção realizados entre 2002 e 2004, importantes para o conhecimento das populações que habitaram este território nessa altura e que foram os responsáveis pela construção dos monumentos megalíticos funerários (antas) existentes no concelho.

Apesar da quase totalidade das antas terem sido intervencionadas no decorrer do séc. XX por V. Correia (1914-1918) e por Manuel Heleno (1933-1938), a equipa da Universidade tem poucos dados sobre o povoamento, uma vez que apenas um povoado foi escavado na totalidade e realizadas sondagens em mais dois locais, todos por V. Correia.

Museu do Megalitismo abre hoje Mora amanhã

Todo o espólio recolhido nestas intervenções antigas está depositado no Museu Nacional de Arqueologia, sendo que o Castelo de Pavia estará representado no novo Núcleo Regional de Megalitismo que vai inaugurar em Mora hoje, 16 de Setembro, às 18h00.

A equipa da universidade espera com esta intervenção, para além dos dados científicos que são extremamente importantes, vir a obter um novo conjunto de materiais que permitam vir a remodelar o museu de Mora, daqui a uns anos.

Nesta primeira campanha identificaram restos de estruturas (provavelmente habitações), de recipientes cerâmicos, pontas de seta e lâminas em sílex, entre outros.

Este trabalho insere-se num projecto de investigação que a coordenadora do mestrado de Arqueologia da Universidade de Évora, Leonor Rocha, tem em curso e que visa estudar o modo de vida destas primeiras sociedades camponesas e resulta de uma parceria entre a Universidade de Évora/CHAIA e a Câmara Municipal de Mora, autarquia que apoia financeira e logisticamente os trabalhos.

Agricultura e Mar Actual

Arqueologia Mora Universidade de Évora 2016-09-15 Ana Cordeiro de SáLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com