Tondela recebe concurso com mais de duas centenas de queijo em avaliação 

0

Mais de duas centenas de queijos vão ser avaliados ao longo de dois dias em Tondela, num concurso nacional promovido pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL), que visa promover e divulgar o queijo de qualidade.

Em declarações à agência Lusa, o director geral da ANIL, Paulo Costa Leite, revelou que a oitava edição do Concurso de Queijos de Portugal, que decorre entre esta quinta sexta-feira, em Tondela, contou com 206 inscrições: o maior número de sempre.

«Apesar do contexto difícil que os lacticínios vivem, esta oitava edição deu um salto significativo: passámos de 184 referências em 2015, para 206 referências este ano, em 20 categorias. Também o número de empresas aumentou, passando de 47 para 59, o que é gratificante», informou.

A iniciativa da ANIL, que tem por objectivo estimular o desenvolvimento da indústria queijeira e promover e divulgar o queijo nacional de qualidade, vai decorrer em Tondela, nas instalações da Controlvet.

«Os 206 queijos serão avaliados por um júri composto por 23 provadores. Fazem parte deste júri representantes dos sectores queijeiro e gastronómico, da área da distribuição e do ensino, da restauração, dos meios de comunicação social e consumidores», acrescentou. Para o director geral da ANIL, este é um evento que serve para ajudar a promover um setor que tem vivido algumas dificuldades e turbulência.

«Os preços são demasiado baixos, quer do leite enquanto matéria-prima, mas também dos queijos. O consumo é muito instável, embora o queijo até seja a categoria dos lácteos que se tem aguentado melhor nesta turbulência de consumo», referiu. No seu entender, tal acontece por causa da «muita quantidade de queijos que é importada e dos preços que esse queijo importado tem».

«Isso vem afectando muito a produção nacional dos últimos anos, daí que este concurso também sirva, de certa maneira, para que as marcas possam acrescentar, através do selo que é atribuído a quem ganha, algum valor ao seu produto. É uma forma de dar o salto em termos qualitativos, criando um maior reconhecimento junto do consumidor», concluiu.

Os vencedores do Concurso de Queijos de Portugal serão anunciados a 14 de Novembro, numa cerimónia que terá lugar no Encontro com o Vinho e Sabores, organizado pela Revista de Vinhos, que é parceira deste concurso.

Fonte: Sapo.pt

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com