STEF e EMMI anunciam a criação de uma rede logística comum para a Suíça

0

A EMMI – líder do sector de produtos lácteos da Suíça – e a STEF – especialista europeia da logística do frio – anunciam a assinatura de um acordo de parceria para a criação de uma rede conjunta de logística e distribuição dedicada aos produtos alimentares frescos (+2°C / +4°C). Esta iniciativa vai permitir reforçar e desenvolver as duas redes existentes. Resultado: uma cadeia de fornecimento que dará resposta às exigências de qualidade dos industriais helvéticos, tanto para a distribuição nacional, como para as suas exportações a nível europeu.

Na Suíça, a STEF propõe uma oferta de logística dedicada aos produtos alimentares congelados. A implementação desta parceria com o serviço de logística do grupo EMMI vai permitir à STEF consolidar a sua posição no segmento da logística de produtos alimentares frescos. Em contrapartida, a logística do grupo EMMI poderá apoiar-se na experiência de uma empresa líder em serviços de logística a nível internacional, e beneficiar da ligação a uma rede europeia. A logística da EMMI, além dos seus produtos de fabrico próprio, distribui outras marcas de referência.

Uma oferta logística completa

No quadro desta parceria, a EMMI e a STEF colocarão em rede as respectivas infraestruturas de logística, transportes e sistemas de informação. De agora em diante, associando as suas competências e conhecimentos, a EMMI e a STEF colocarão no mercado suíço uma oferta completa de soluções de elevadíssima qualidade para os produtos alimentares frescos.

Os serviços comuns abrangem a totalidade dos serviços de logística e a gestão da cadeia de fornecimento, nomeadamente, recolha, “crossdocking”, manipulação, tracção, armazenamento, serviços complementares de “co-packing”, grupagem, distribuição, gestão de caixas reutilizáveis, serviços de devolução e pós-venda, desalfandegamento (importação/exportação). No total, serão 700 colaboradores e colaboradoras a trabalhar na rede EMMI-STEF.

Nova instalação em Kölliken

As actuais infraestruturas de logística da STEF e da EMMI, que tratam mais de 2 milhões de paletes por ano, serão complementadas com a nova peça chave da STEF na Suíça: a plataforma de Kölliken que entrará em funcionamento em Setembro de 2017. Trata-se de um armazém bi-temperatura (frio negativo -25°C e frio positivo +2°C / +4°C) com 90 000 m3.

Para Stanislas Lemor, director geral delegado da STEF e administrador da STEF Suíça “esta parceria, que permitirá à STEF reforçar a sua presença na Suíça, insere-se com total complementaridade e sinergia na nossa presença na Europa. Juntamente com a EMMI, o nosso Grupo torna-se um interveniente de referência na massificação de produtos alimentares frescos em território helvético, o que consolida a nossa posição de líder europeu”.

Para Robert Muri, vice-presidente executivo do Grupo EMMI na Suíça “o objectivo da parceria é reforçar a nossa própria logística através da competência e do know-how da STEF, interveniente internacional de primeira categoria. A EMMI ficará assim preparada para melhor enfrentar futuras exigências. Além disso, esta parceria oferece possibilidades interessantes nos países europeus em que as duas empresas já marcam presença”.

EMMI líder na Suíça

A EMMI é o primeiro grupo do sector de produtos lácteos da Suíça e um dos mais inovadores fabricantes de produtos lácteos de topo de gama a nível europeu. Na Suíça, a sociedade está focada no desenvolvimento, produção e comercialização de uma grande variedade de produtos lácteos e frescos, bem como no fabrico, maturação e comercialização de queijos, sobretudo suíços.

No estrangeiro, concentra-se em determinados mercados estabelecidos na Europa e na América do Norte, embora estando também, e cada vez mais, atenta aos mercados em desenvolvimento fora da Europa, através de conceitos de marcas e especialidades. No segmento dos produtos frescos, a prioridade é atribuída aos produtos capazes de dar resposta a um certo estilo de vida, aos produtos prontos a consumir e aos alimentos saudáveis e funcionais. No mercado dos queijos, a EMMI posiciona-se como líder mundial no sector de queijos suíços. Os clientes da EMMI são o comércio de retalho, a hotelaria, a gastronomia (“Food Service”) e a indústria alimentar.

Na Suíça, a EMMI dispõe de 25 instalações de produção de todas as dimensões, sendo que no estrangeiro possui filiais em treze países, sete dos quais com instalações de produção. A empresa exporta os seus produtos a partir da Suíça para cerca de 60 países. Em 2015, o volume de negócios líquido da EMMI foi de CHF 3214 milhões, com um lucro líquido de CHF 120 milhões. No primeiro semestre de 2016, o volume de negócios atingiu CHF 1594 milhões com um lucro líquido de CHF 61 milhões. A empresa emprega cerca de 5.750 colaboradores equivalentes a tempo inteiro, dos quais 3000 na Suíça.

A STEF é o especialista europeu da logística do frio (-25°C à +18°C). O Grupo exerce e conjuga todas as actividades do transporte, da logística e dos sistemas de informação dedicados aos produtos agro-alimentares, em bruto ou transformados. A STEF propõe uma oferta multi-serviços de soluções logísticas adaptadas às actividades e às especificidades dos seus clientes: indústria agro-alimentar, distribuição, restauração vocacionada para empresas.

A STEF conta com 16.000 colaboradores distribuídos por 7 países europeus: Bélgica, Espanha, França, Itália, Países Baixos, Portugal, Suíça. A STEF dispõe de meios técnicos específicos: 219 plataformas ou armazéns, 1.900 veículos e 1.950 reboques frigoríficos. Em 2015, o volume de negócios da STEF foi de 2.826 milhões de euros.

Na Suíça, a STEF conta com 100 colaboradores distribuídos por cinco instalações logísticas (Satigny, Bussigny-près-Lausanne, Cadenazzo, Givisiez e Kriens). Aí o Grupo desenvolve uma oferta de logística e grupagem, maioritariamente direccionada para os produtos alimentares congelados.

Agricultura e Mar Actual

EMMI Logística STEF Suíça 2016-11-23 Ana Cordeiro de SáFonte do Artigo

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com