Site da Dieta Mediterrânica tem novo domínio, nova imagem e muitas receitas

0

Site da Dieta Mediterrânica tem novo domínio, nova imagem e muitas receitas

O site da Dieta Mediterrânica tem uma nova imagem e um novo domínio. E também várias receitas mediterrânicas (aqui) à disposição de quem não sabe já o que fazer para a entrada, o prato principal ou a sobremesa.

Relembre-se que está em curso a candidatura transnacional para a inscrição da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade, a qual tem os seguintes objectivos:

– A protecção e partilha de um património cultural milenar e o seu alargamento a outros países mediterrânicos;
– A transmissão de conhecimentos e saberes às próximas gerações;
– A realização de Plano de Salvaguarda Transnacional;
– A concretização de inventários da Dieta Mediterrânica;
– A educação para o desenvolvimento sustentável e o equilíbrio dos territórios;
– A educação para uma alimentação saudável e para prevenção das doenças relacionadas com desequilíbrios e erros alimentares;
– Maior aproximação, conhecimento recíproco e cooperação entre povos.

Segundo a Unesco, a dieta mediterrânea é um conjunto de competências, conhecimentos, práticas e tradições relacionadas com a alimentação humana, que vão da terra à mesa, abarcando as culturas, as colheitas e a pesca, assim como a conservação, transformação e preparação dos alimentos e, em particular, o seu consumo.

O modelo nutricional desta dieta, permaneceu constante através do tempo e do espaço, os ingredientes principais são o azeite da oliveira, os cereais, as frutas e verduras frescas ou secas, uma proporção moderada de carne, peixe e produtos lácteos, abundantes condimentos e cujo consumo à mesa é acompanhado de vinho ou infusões, respeitando sempre as crenças de cada comunidade.

A dieta mediterrânica – cujo nome deriva da palavra grega díaita, que quer dizer modo de vida – não compreende apenas a alimentação, pois é um elemento cultural que propicia a interação social, verificando-se que as refeições em comum são uma pedra angular dos costumes sociais e da celebração de acontecimentos festivos. A dieta mediterrânica originou também um conjunto considerável de conhecimentos, cânticos, refrões, contos e lendas.

Assim, permanece uma atitude de respeito pela terra e a biodiversidade e garante a conservação e o desenvolvimento de actividades tradicionais e artesanais ligadas à agricultura e às pescas em muitas comunidades dos países do Mediterrâneo. As mulheres desempenham um papel fundamental tanto na transmissão de práticas e conhecimentos específicos sobre rituais, gestos e celebrações tradicionais, como na salvaguarda de técnicas.

Agricultura e Mar Actual

Dieta Mediterrânica 2016-09-27 CarlosCaldeiraLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com