Sesimbra recebe seminário Mar, Uma Pluralidade de Olhares

0

O Auditório Conde de Ferreira, em Sesimbra, recebe no Dia Nacional do Mar, 16 de Novembro, o seminário Sesimbra e o Mar, Uma Pluralidade de Olhares.

O evento inclui uma apresentação do Mar 2020 – Programa para o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, por Lacerda da Fonseca, da Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, o lançamento do livro “A Viagem do Mexilhão da Arrábida ou como para Viajar Basta Existir”, de Inês Gomes, vencedora da 6ª edição do Prémio Científico Sesimbra, e uma degustação de Pescado do Nosso Mar, dinamizada pela Docapesca.

A data de 16 de Novembro, escolhida em 1994 para celebrar o Dia Nacional do Mar, coincide com a entrada em vigor da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. A ratificação deste acordo, a 14 de Outubro de 1997, deu a Portugal responsabilidades sobre uma das áreas marítimas mais extensas da Europa, e a maior da União Europeia, com uma dimensão 18 vezes superior ao seu território nacional. Em 1998, esta data foi institucionalizada pela Resolução de Conselho de Ministros e, desde então, tem vindo a ser evocada todos os anos através de uma série de iniciativas.

Segundo fonte da autarquia de Sesimbra, o programa, aberto a toda a comunidade, decorre entre 16 e 19 de Novembro e inclui ainda um show cooking com produtos do mar, pela Docapesca, no Mercado Municipal de Sesimbra, uma visita dos velhos lobos do mar ao Museu Marítimo e uma exposição sobre a cavala realizada pelos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do concelho.

Agricultura e Mar Actual

Sesimbra 2016-11-10 Ana Cordeiro de SáFonte do Artigo

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com