Restaurante L’AND recupera estrela Michelin

0

O Restaurante L’AND no L’AND Vineyards Resort, em Montemor-o-Novo no Alentejo, recupera a estrela Michelin para 2017 e regressa à lista do guia vermelho de Portugal e Espanha, após um ano de interregno, sendo o único restaurante português a conseguir este feito num espaço de tempo tão curto. “Esta é certamente uma vitória para o chef executivo, Miguel Laffan, que demonstrou qualidade e coerência neste último ano, desenvolvendo um trabalho que nitidamente convenceu o júri desta conceituada publicação, ao devolver a estrela ao espaço tão rapidamente”, diz uma nota de imprensa do restaurante. O Restaurante L’AND é o único no Alentejo com uma estrela Michelin.

Miguel Laffan afirma que “a recuperação da estrela demonstra o reconhecimento do trabalho que toda a equipa do L’AND realizou neste último ano, que envolveu tanto empenho e dedicação. Estou muito focado neste projecto e acredito que a proposta gastronómica que apresentamos no L´AND é uma forma de colocar no mapa esta região e os sabores portugueses que a caracterizam”.

Para Miguel Laffan, a identidade da gastronomia portuguesa, o que a torna única no mundo, resulta da história, da viagem marítima dos portugueses, dos descobrimentos, e dos encontros de culturas que daí se formaram. Laffan procura reinterpretar de forma contemporânea as raízes da cultura gastronómica portuguesa, o equilíbrio de sabores e influências das viagens, de outras paragens, cheias de histórias escondidas, ingredientes secretos e exóticos, como especiarias, frutas tropicais, sementes, ervas aromáticas e muitos outros sabores.

Cogumelos e especiarias

O menu elaborado por Miguel Laffan no L’AND é uma “viagem” pelas criações mais representativas do chef português. Miguel Laffan tem uma cozinha influenciada pelo terroir em que está localizado, pelos produtos locais do Alentejo, como cogumelos, queijo ou peixe da Costa Vicentina. Uma das suas características é conjugar ingredientes-chave de outras culturas, tais como especiarias, ervas, sementes e frutas tropicais. Miguel Laffan encontrou no Alentejo, no L’AND Vineyards Wine Resort, o seu terroir, e, no restaurante L’AND, desde 2011, o projecto perfeito para fazer o desenvolvimento da sua cozinha e linha de pensamento, criando uma linguagem gastronómica única.

No curriculum de aprendizagem do chef Miguel Laffan constam algumas das referências que já provaram ser “escolas” de sucesso, formando muitos dos melhores Chefs actuais, nomeadamente Fortaleza do Guincho com a cozinha do Antoine Westermann, 3 Estrelas Michelin (Relais Châteaux), Le-jardin-des-remparts, com a cozinha de Roland Chanliaud, 1Estrela Michelin em Beune/França, Le Clous de la violette, cozinha de Jean-Marc-Banzo, 2 Estrelas Michelin Aix-en-Provence – França. Chefiou equipas em hotéis de referência tais como: Hotel Casa Velha do Palheiro no Funchal (Relais&Châteaux), Hotel Quinta da Casa Branca, um boutique Hotel com assinatura da Small Luxury Hotels, na Ilha da Madeira. De regresso à Madeira em 2015, e com a assinatura L’AND, Miguel chefia, em formato de consultoria, o projecto do restaurante do Design Center Nini Andrade Silva.

Agricultura e Mar Actual

Montemor-o-Novo 2016-11-28 CarlosCaldeiraFonte do Artigo

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com