Quinta da Gândara Dão: vinhos da Caves da Montanha “Altamente Recomendados” pela Wine Enthusiast

0

Encruzado e Touriga Nacional ganham Editor’s e Cellar Choice

O ‘Quinta da Gândara Encruzado Reserva branco 2013’ e ‘Quinta da Gândara Touriga Nacional Reserva tinto 2011’ acabam de ser distinguidos com 92 pontos Wine Enthusiast, alcançando assim o patamar de “altamente recomendados” pela prestigiada publicação norte-americana. A propriedade e marca de vinhos Quinta da Gândara é o projecto da empresa Caves da Montanhe no Dão. A enologia destes vinhos está a cargo de Joana Cunha, também ela produtora na região.

Aos rasgados elogios deixados à edição de 2013 do ‘Quinta da Gândara Encruzado Reserva branco’, junta-se o reconhecimento com o notável selo de Editor’s Choice. Por sua vez, o ‘Quinta da Gândara Touriga Nacional Reserva tinto 2011’ foi galardoado com Cellar Choice, selo que atesta o seu enorme potencial de guarda.

Sobre o ‘Quinta da Gândara Encruzado Reserva branco 2013’, o editor da Wine Enthusiast e responsável pelos vinhos portugueses, enaltece a sua elevada qualidade, elegância e frescura. Segundo Roger Voss é “um vinho cheio e extremamente aromático. Uma sugestão bastante equilibrada, entre texturas minerais e notas doces da fruta, que nos transporta para um vinho de excelência. Este vinho prova, uma vez mais, que a região do Dão consegue produzir vinhos de elevada qualidade que merecem ser partilhados. Este Encruzado da Quinta da Gândara é um vinho rico em todos os aspectos”.

Proveniente da mítica colheita de 2011, o ‘Quinta da Gândara Touriga Nacional Reserva’ mereceu um igualmente elogioso comentário por parte do crítico, que se refere ao mesmo como “uma prova da verdadeira origem da Touriga Nacional, a região do Dão. Um vinho poderoso com taninos densos e cheio de carácter que eleva o poder dos solos graníticos da região. Uma sugestão que estará em pleno no próximo ano onde demonstrará todo o seu potencial”.

Localizada em Mortágua, no Dão, a Quinta da Gândara é uma das propriedades mais antigas da região. É aqui que se encontra o Solar da Gândara de Mortágua e a vinha, recentemente reestruturada, de onde nascem o Encruzado e o Touriga Nacional agora reconhecidos pela Wine Enthusiast. No total, são 25 os hectares de vinha, composta por cinco parcelas: Vale da Mariana, Vinha do Poeta, Vinha da Casa, Vinha das Corgas e Barreira Branca. No que toca às castas, predominam as mais típicas da região: nas tintas o Alfrocheiro Preto, a Touriga Nacional, a Tinta Roriz e o Jaen; e nas brancas, o Encruzado, a Malvasia Fina, a Bical ou o Cerceal.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com