Professores e formadores têm manual online de sustentabilidade na agricultura

0

Está disponível online e gratuitamente um Manual de Formação em Avaliação de Sustentabilidade na Agricultura destinado a professores do ensino profissional e técnicos e consultores agrícolas.

O manual foca-se especialmente em ferramentas online e gratuitas de avaliação agro-ambiental, em especial no software Dialecte, uma das ferramentas mais complexas, melhor documentadas e usadas.

O Dialecte é um software de acesso livre, não sendo necessário descarregar nenhuma aplicação (basta efectuar o registo online (aqui).

Disponível em Português e em outras 6 línguas europeias, está em desenvolvimento pela associação francesa Solagro desde 1994. Permite a realização de uma análise multi-critério e a produção de indicadores de desempenho ecológico e ambiental de explorações agrícolas, incluindo a emissão e sequestro de gases com efeito de estufa.

O manual, elaborado pelo IST e pela Terraprima – Serviços Ambientais, apresenta textos técnicos, diapositivos, exercícios e outras ferramentas pedagógicas para o ensino e formação sobre Sustentabilidade na Agricultura. Fornece aos profissionais uma base para a transmissão de conceitos e práticas de sustentabilidade aos destinatários finais (alunos e formandos). Estes profissionais poderão ser professores do ensino profissional agrícola, formadores, consultores e técnicos agrícolas que trabalham com medidas agro-ambientais.

Práticas de gestão e ferramentas de comunicação também abordadas

No Manual são abordadas outras metodologias de avaliação ambiental, como a Avaliação de Ciclo de Vida e a Pegada Ecológica. São também focadas práticas de gestão agro-florestal sustentável (como as pastagens semeadas biodiversas, uma invenção portuguesa premiada internacionalmente) e metodologias e ferramentas de comunicação, como os relatórios de sustentabilidade.

O manual foi um produto do projecto Agridiag – Agri-environmental farm diagnostic tool Dialecte in vocational training, que decorreu entre 2012 e 2014 e foi financiado pelo Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da União Europeia (Leonardo da Vinci). O IST e a Terraprima foram os parceiros portugueses do projecto.

O AGRIDIAG adaptou e transferiu o Dialecte e materiais de formação associados à Hungria e a Portugal e elaborou um módulo de formação para auditores agro-ambientais preparado para acreditação (de que o presente manual é a concretização).

O Manual está disponível em versão impressa (a pedido) e foi distribuído em todas as escolas profissionais agrícolas. Está também disponível online e gratuitamente, podendo ser descarregado aqui.

Agricultura e Mar Actual

Formação Instituto Superior Técnico Terraprima 2016-11-23 Ana Cordeiro de SáFonte do Artigo

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com