Prio inicia obra de 11 M€ na expansão do parque de tanques do Porto de Aveiro

0

Prio inicia obra de 11 M€ na expansão do parque de tanques do Porto de Aveiro

A Prio vai investir 11 milhões de euros, no Porto de Aveiro, para expandir o parque de tanques. O arranque da obra foi dado na sexta-feira, 30 de Setembro, com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches. O investimento permitirá o aumento da capacidade de armazenamento de líquidos (gasolinas, gasóleos e biodiesel) e abastecer melhor a Região Centro.

A primeira fase da obra, que que agora arranca, está avaliada em seis milhões de euros e passa pelas obras de expansão do parque de armazenagem de combustíveis líquidos. A intervenção prevê um alargamento de capacidade em 20.000 metros cúbicos do parque de líquidos, “permitindo assim um aumento significativo da capacidade de armazenamento de gasolinas no porto de Aveiro”, de acordo com a Prio.

O projecto conta ainda com a expansão do parque de taras de GPL e com a constituição de um novo parque de armazenamento de garrafas e a granel em reservatórios, para aumentar a capacidade de armazenamento de GPL. Esta obra terá um investimento superior a cinco milhões de euros.

Conclusão em 2017

A conclusão das obras de expansão do parque de líquidos e GPL está prevista para Fevereiro e Dezembro de 2017, respectivamente.

“Queremos reforçar as nossas ferramentas para permitir um bom abastecimento de toda a Região Centro do pais”, disse Emanuel Proença, administrador da Prio, durante a cerimónia de sexta-feira.

A Prio Parque de Tanques resultou da cisão da Prio Energy em Janeiro de 2011, situa-se no Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro, é detentora de uma instalação e operação logística de combustíveis onde realiza a recepção, armazenagem e expedição de combustíveis líquidos e recepção, armazenagem, enchimento e expedição ode GPL.

O Parque de Tanques ocupa uma área de cerca de 4 ha e tem uma capacidade total de 75.890 m3 entre gasóleo, gasolinas, biocombustíveis, aditivos, SLOPS e 241 ton de GPL. O Parque de Tanques da Prio foi a primeira instalação de enchimento de camiões da Europa com aditivação, marcação fiscal e blending de biodiesel em linha com elevada exactidão e fiabilidade.

Outra característica importante na dinâmica de funcionamento do Parque de Tanques é o facto de estar ligado através de pipeline à Ponte de Cais número 26 o que permite a recepção e a expedição de combustíveis por navio.

Agricultura e Mar Actual

Combustíveis Porto Aveiro Prio 2016-10-03 CarlosCaldeiraLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com