Preço do azeite virgem-extra cai 34% em Itália

0

Preço do azeite virgem-extra cai 34% em Itália

O preço do azeite virgem-extra está em queda na União Europeia, com Itália a liderar o movimento. Segundo a análise de Julho Info Azeite, da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), “em todas as categorias de azeite podemos observar um ligeiro aumento ou uma estagnação dos preços face ao mês anterior, sendo de salientar que é no azeite lampante, em Itália e Espanha, que esta variação positiva é mais acentuada”.

No entanto, em relação ao ano anterior, verifica-se uma quebra generalizada dos preços, com especial destaque para o azeite virgem-extra em Itália e Espanha, onde as quebras foram respectivamente de 34% e 18%.

“Podemos constatar que após Setembro de 2015, em Itália, os preços diminuem de uma forma acentuada, estabilizando, embora com algumas oscilações, após Novembro de 2015, mantendo-se até Julho de 2016 a níveis bastante mais baixos, embora sempre acima dos que foram praticados na Espanha e na Grécia”, refere a análise da CAP.

A mesma nota refere ainda que na Grécia verificou-se uma menor oscilação nos preços, mantendo-se estes ao longo do período considerado sempre abaixo dos que foram observados em Espanha e Itália.

Embora com preços diferentes, quer o azeite virgem, quer o azeite lampante, apresentam sensivelmente o mesmo comportamento ao longo do período considerado. Neste âmbito, “podemos verificar um pico máximo de preços em Agosto/Setembro de 2015, voltando, após estes meses, a aproximarem-se dos valores que se registavam antes desta situação”, realça a análise da CAP.

preços azeite cap 01

preços azeite cap 02

Agricultura e Mar Actual

CAP 2016-09-01 Ana Cordeiro de SáLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com