Praxe ecológica no Politécnico de Leiria limpa praias em Peniche

0

Praxe ecológica no Politécnico de Leiria limpa praias em Peniche

A praxe no Politécnico de Leiria é “cada vez mais solidária, cívica e ecológica”, e na próxima terça-feira leva os novos estudantes da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM/IPLeiria) a limpar a praia Gâmboa, em Peniche. O encontro está marcado para as 17h00, na ESTM, sendo que as actividades de limpeza da praia começam às 18h00, informa fonte daquele estabelecimento de ensino.

“As praxes académicas podem ter um papel relevante na integração dos novos estudantes, na medida em que funcionem como um ponto de apoio aos que chegam pela primeira vez ao ensino superior e em especial aos estudantes deslocados. Muitas vezes estes momentos ajudam os recém-chegados na procura de alojamento, no conhecimento da cidade e dos seus recursos, e na sua integração na Escola e no curso”, defende o presidente do Politécnico de Leiria, Nuno Mangas.

“Há já vários anos que há um esforço de articulação, sensibilização e comunicação com as associações de estudantes e comissões de praxe para que estas actividades sejam momentos regulados pelo bom senso, de verdadeira integração dos novos estudantes. E estas preocupações têm sido bem acolhidas e assumidas pelas organizações de estudantes, sendo que a praxe solidária tem sido assim cada vez mais presente”, acrescenta aquele responsável.

Organização da Comissão de Praxe

A iniciativa de limpeza da praia Gâmboa é organizada pela Comissão de Praxe da ESTM/IPLeiria. Para procederem à remoção do lixo, os estudantes receberão sacos do lixo e luvas. “Os estudantes que participarem, fazem-no de livre vontade, e com espírito de solidariedade”, explica a Comissão. “Com esta e outras iniciativas semelhantes, queremos mostrar que as praxes podem ser solidárias e não de humilhação, e ter um propósito nobre, como o de limpeza de um espaço que é de todos”, acrescenta.

Agricultura e Mar Actual

IPLeiria Praias 2016-09-29 João BorgesLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com