Portugal, Espanha e França iniciam o projecto de valorização de plantas medicinais e aromáticas

0

Portugal, Espanha e França iniciam o projecto de valorização de plantas medicinais e aromáticas

O projecto de valorização das plantas aromáticas e medicinais “ValuePAM”, arrancou oficialmente esta semana, através de uma jornada de abertura celebrado na quarta-feira passada, dia 11 de Outubro, na sede do coordenador da parceria, a Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), em Portugal.

O ValuePAM é uma iniciativa co-financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa Interreg SUDOE (Programa de Cooperação Interreg V-B na Península Ibérica). O seu objectivo é melhorar a gestão, planificação e valorização das Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) e o seu uso como ferramenta de diversificação económica e desenvolvimento sustentável dos espaços naturais e zonas rurais e transferir os resultados obtidos às instituições públicas e privadas envolvidas na gestão do recurso.

Caracterização das PAM

Para tal, no projecto os parceiros espanhóis, franceses e portugueses desenvolverão várias acções como a caracterização das PAM nos espaços implicados, assim como análise das espécies, criação de planos de gestão e vários testes piloto, um dos quais será desenvolvido em Portugal.

Com uma duração de dois anos, o projecto incidirá em 27 espaços naturais protegidos das regiões SUDOE parceiras do projecto: o Parque Natural do Vale do Guadiana (Portugal); 24 espaços da Rede de Espaços Naturais Protegidos da Andaluzia, Parc Nacional d’Aigüestortes i Estanh de Sant Maurici e Parc Natural del Cadí Moixeró (Espanha); o Parc national des Pyrénées (França).

Agricultura e Mar Actual

Plantas Aromáticas Plantas Medicinais 2016-10-19 CarlosCaldeiraFonte Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com