Portugal bate recorde de produção de azeite

0

A produção de azeite em Portugal registou um máximo histórico ao atingir, no ano agrícola de 2014/2015, o terceiro maior registo dos últimos cem anos. Os números do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a produção de azeite atingiu 1,19 milhões de hectolitros, uma fasquia apenas ultrapassada “pelas campanhas de 1953 e 1961”.

“Para este resultado contribuíram decisivamente os novos olivais intensivos e superintensivos instalados maioritariamente no Alentejo, com variedades mais produtivas e equipados com sistemas de rega, que compensaram a baixa produtividade dos olivais de sequeiro do interior Norte e Centro”, sublinha o INE.

Os dados dos produtores relativos à campanha de 2015/2016 – que o CM consultou – seguem a crescer. Na campanha de 2014/2015, o vinho também viu a produção crescer 13,9%, e o tomate bateu recordes ao subir a produção para 1,8 milhões de toneladas.

Apesar do bom desempenho, Portugal continua a não produzir o suficiente para alimentar a população. Em 2015, as importações totalizaram sete mil milhões de euros e as exportações 3,8 mil milhões. O défice da balança comercial é de 3,2 mil milhões. A maior diferença acontece nas carnes. Fonte: Correio da ManhãLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com