Portugal Agro volta à FIL em Outubro com CAL a organizar o 1º Agrofórum dedicado à CPLP

0

Portugal Agro volta à FIL em Outubro com CAL a organizar o 1º Agrofórum dedicado à CPLP

A Portugal Agro, ponto de encontro do sector profissional e empresarial dos canais da hotelaria e restauração, agrícola, máquinas e equipamentos volta à FIL a 28 de Outubro e termina no dia 30 (sexta-feira a domingo). Um evento aberto ao público e também aos profissionais dos mais variados canais empresarias, desde a hotelaria e restauração, comércio a retalho, gourmet e distribuição, do agrícola e das máquinas e equipamentos.

Inserido no Portugal Agro está o 1º Agro Fórum, centrado na dinamização do agro-negócio na CPLP, organizado pela CAL – Câmara Agrícola Lusófona.

Nesta edição de 2016, o Portugal Agro acentua a sua tipologia de feira mista apresentando um programa quer para o público quer para o profissional. “É o ponto de encontro das regiões e dos seus produtores, em Lisboa, permitindo o contacto directo com os consumidores e a oferta de experiências para toda a família, valorizando os mais variados produtos dos saberes e sabores genuinamente portugueses”, explica a organização do evento.

Organizado pela FIL, Fundação AIP, a Feira das Regiões de Portugal apresenta um programa de jornadas a pensar no sector profissional e empresarial. Destaca-se a Final Nacional do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano que há já 26 anos desafia os cozinheiros profissionais a mostrar a técnica e a criatividade ao serviço da elevação dos produtos e matérias-primas portugueses; também a 3ª edição do Concurso de Vinhos Crédito Agrícola, em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal, destinado a produtores e cooperativas de todas as regiões vitivinícolas do País e que contou nas duas edições anteriores com cerca de 300 produtores e perto de 500 vinhos a concurso.

Para o sector do Café e similares, a Associação Industrial e Comercial do Café em conjunto com o Capitulo Português da SCAE (Speciality Coffee Association of Europe) organizam a 2ª edição do Campeonato de Baristas de Portugal. Na Hotelaria e Restauração está agendado o 1º Encontro Nacional de Empresários de Restauração.

1º Agro Fórum

Na vertente internacional realiza-se o 1º Agro Fórum, centrando-se na Dinamização do Agronegócio na CPLP, que contará com a presença já confirmada dos ministros da Agricultura e Comércio, Embaixadores e Delegados, agências de investimento estrangeiro e dezenas de empresários dos países da CPLP.

O registo no Agrofórum já pode ser feito aqui.

O 1º Agro Fórum da CPLP visa estimular o debate sobre as oportunidades de desenvolvimento do agro-negócio e contribuição para o empreendedorismo e uma maior dinâmica empresarial, contribuído para auto-sustentação alimentar nos países lusófonos.

O 1º Agrofórum da CPLP, que decorrerá de 26 a 28 de Outubro, na FIL, Parque das Nações, em Lisboa, visa estimular o debate sobre “as oportunidades de desenvolvimento do agro-negócio e sua contribuição para a erradicação da fome nos países lusófonos”, diz o presidente da CAL, Jorge Correia Santos.

A realidade do sector agro-alimentar, dentro dos países da CPLP, “necessita dum debate sério, pragmático e construtivo por parte dos seus principais actores: empresários, líderes associativos ou financeiros e responsáveis políticos; por forma a reforçar o seu papel e sua contribuição para o desenvolvimento económico da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. É neste quadro que surge o Agrofórum da CPLP, o único fórum da área apoiado quer pela CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, quer pela CE-CPLP – Confederação Empresarial da CPLP”, acrescenta a organização do evento.

Esperados mais de 1.200 empresários

Sob o lema “dinamizar o agronegócio na CPLP”, o Agrofórum tem como objectivo destacar as oportunidades no agro-negócio nos países do espaço lusófono, motivando os agentes do sector através da demonstração do “saber de experiências feito”.

A organização espera a presença de mais de 1.200 empresários de todo espaço da CPLP, ministros da Agricultura, do Comércio, Embaixadores, líderes e gestores de empresas, instituições nacionais e internacionais e grupos económicos.

100% PORTUGAL

Numa vertente mais lúdica e de negócio directo, o programa 100% PORTUGAL vai permitir ao visitante realizar uma viagem por Portugal, evidenciando os melhores produtos das regiões, que podem ser adquiridos directamente e com a comparticipação directa da feira que oferece ao visitante o valor da entrada para descontar nas suas compras.

Degustações, provas de produtos, showcooking, aulas e tertúlias gastronómicas, workshops culinários para os mais novos, confecção de receitas ao vivo são algumas das acções que marcarão o 100% PORTUGAL e os 3 dias do Portugal Agro e que serão apadrinhadas pelo Foodie Rodrigo Meneses.

Marrocos, País convidado de 2016
Como nem sempre é preciso viajar para conhecer e provar iguarias de outros países, o Portugal Agro dá a oportunidade a todos os visitantes de conhecerem os produtos de Marrocos que é o país convidado de 2016.

Câmara Agrícola Lusófona CPLP FIL Portugal Agro 2016-09-19 João BorgesLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com