Portugal 2020: Montalegre tem 500 mil euros para promover fileira do fumeiro

0

O concelho de Montalegre vai dispor de meio milhão de euros, no âmbito de uma candidatura ao Portugal 2020, para dinamizar a fileira do fumeiro, introduzir novos métodos de fabrico e atrair jovens à actividade, disse fonte autárquica.

A candidatura do projecto “Fumeiro de Montalegre – Cooperar para competir e desenvolver” foi elaborada pela Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã e dispõe de 85% de financiamento de fundos comunitários.

O vice-presidente da Câmara de Montalegre, David Teixeira, disse que os 500 mil euros, a investir nos próximos dois anos, “vão servir para organizar a produção e definir acções conjuntas”. O projecto inclui o desenvolvimento de um “plano estratégico âncora” de promoção da competitividade do sector, pretende estimular a competição dos agentes económicos da fileira e a adopção de boas práticas e novos métodos nos processos de fabrico do fumeiro, segundo avança o site da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal, que cita a Lusa.

O projecto tem ainda como objectivo rejuvenescer a fileira do fumeiro de Montalegre através da atracção de jovens, sobretudo dos que têm tradição familiar no negócio, para estimular a sucessão geracional e o aparecimento de novos produtos inovadores. E quer garantir a qualidade do fumeiro e valorizar a origem e modo de produção dos diferentes produtos e promover estes produtos ao nível nacional.

Site e redes sociais

A candidatura inclui ainda a criação de uma plataforma (sítio na Internet), uma página de Facebook e de Linkedin e um canal do Youtube para divulgação do projecto.

O vice-presidente lamentou o “pouco arrojo empresarial” e mostrou-se frustrado pela “residual iniciativa empresarial dos produtores de fumeiro”. “Os nossos agricultores não se consideram empresários. Isso tem trazido alguma inércia, falta de ambição e de iniciativa para dimensionar estes investimentos que têm tudo para crescer. Numa fase em que a economia local precisa de um abanão, os nossos jovens queixam-se que não há emprego e nada melhor de que um auto-emprego”, frisou.

David Teixeira considerou que falta aos produtores “capacidade de se agregarem e constituírem uma pequena indústria”. “Sempre que trabalhamos em conjunto temos menos custos e mais rentabilidade”, sustentou.

Feira do Fumeiro

A próxima edição da Feira do Fumeiro de Montalegre, no distrito de Vila Real, realiza-se entre os dias 26 a 29 de Janeiro de 2017. Uma das novidades da edição 2017 vai ser o leitão de porco bísaro.

Boaventura Moura, responsável pela Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, afirmou que, nesta edição do certame, vai também ser colocado “um selo inviolável no presunto”, vai ser “mantida a tatuagem nos porcos” e “quem desejar poderá optar por uma máquina para apertar o fumeiro em vez do habitual fio”.

Agricultura e Mar Actual

Fumeiro Montalegre Portugal 2020 2016-11-29 CarlosCaldeiraFonte do Artigo

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com