Pombal lança OPA Florestal e assume-se como proprietário

0

Pombal lança OPA Florestal e assume-se como proprietário

O Município de Pombal apresenta publicamente hoje, 5 de Setembro, às 19 horas, a Oferta Pública de Aquisição (OPA) Florestal, cerimónia que será presidida pelo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

É a primeira vez no País que um Município apresenta e assume um mecanismo deste tipo de gestão do espaço florestal. Com esta OPA, o município pretende assumir-se como proprietário florestal, assumindo a gestão e limpeza da sua floresta.

O projecto tem como objectivos a constituição de uma bolsa municipal de terrenos florestais, assente numa estratégia de criação de faixas de descontinuidade de combustíveis, que promovam a instalação de espécies autóctones de baixa combustibilidade e inflamabilidade, refere fonte institucional da autarquia.

Por outro lado, visa a protecção de infra-estruturas e áreas edificadas, que favoreçam as zonas de interface urbano-rural, que se consubstancie na instalação de uma rede de mosaicos florestais; a promoção da criação de condições favoráveis à constituição de Zonas de Intervenção Florestal e a promoção da recuperação de áreas percorridas por incêndios florestais.

Com este mecanismo de gestão florestal a autarquia de Pombal pretende igualmente “a salvaguarda de espécies autóctones e a protecção e beneficiação dos recursos hídricos e galerias ripícolas, que favorecem a constituição de corredores ecológicos de conectividade. A OPA Florestal pretende também promover um conjunto de boas práticas silvícolas, que sejam uma referência para os produtores florestais”.

O concelho de Pombal é ocupado maioritariamente por espaços florestais, que ocupam 52% do território. Não obstante, só 10% desses espaços pertencem ao domínio público.

Agricultura e Mar Actual

Pombal 2016-09-05 Ana Cordeiro de SáLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com