Parque Natural do Faial conquista prémio EDEN Innovation Awards 2016

0

O Parque Natural do Faial foi distinguido com o primeiro prémio de ‘Experiência na Natureza’ na cerimónia dos galardões “EDEN Innovation Awards 2016”, que decorreu quarta-feira, 26 de Outubro, em Melliene, Malta, no âmbito do 11.º encontro da rede de Destinos Europeus de Excelência.

Nesta categoria, além do Parque Natural do Faial, concorreram sete outros destinos EDEN, nomeadamente a Taiga Selvagem, na Finlândia, Naturpark Ötscher-Tormäuer, na Áustria, Kaposvar and the Zselic area, na Hungria, Zuid Limburg, na Holanda, Waimes, na Bélgica, e o Mincio Park e o Sistema Fluviale Nera Velino, ambos em Itália.

A descida acompanhada à Reserva Natural da Caldeira do Faial, iniciativa premiada na sequência da regulação que foi criada e que contemplou a promoção pública de cursos de Guias da Caldeira, registou este ano, até à data, 47 grupos operados por sete empresas locais.

A mais antiga área classificada

A Reserva Natural da Caldeira do Faial é a mais antiga área classificada do arquipélago dos Açores, completando 45 anos a 7 de Março.

Para além de Reserva Natural, seguindo os critérios da IUCN – International Union for the Conservation of Nature, é também área integrante da Rede de Natura 2000, do sítio Ramsar e de um geossítio prioritário do Geoparque Açores.

Nesta reserva natural estão localizados sete de nove habitats prioritários nos Açores, bem como dois terços das espécies endémicas de plantas vasculares.

Este importante património natural é ainda mais valorizado pela imensa cratera de um vulcão em que se insere, com dois quilómetros de diâmetro e uma profundidade média de 400 metros.

Agricultura e Mar Actual

Açores Parque Natural do Faial 2016-10-27 Ana Cordeiro de SáFonte do Artigo

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com