Parque Nacional Peneda-Gerês vai ter mais equipas de sapadores florestais

0

Parque Nacional Peneda-Gerês vai ter mais equipas de sapadores florestais

O ministro do Ambiente afirmou que um projecto-piloto de 3,4 milhões de euros, que será apresentado até ao final de Outubro, vai permitir que o Parque Nacional Peneda-Gerês possa vir a ter até dez equipas de sapadores florestais.

Após a reunião com os autarcas dos municípios que integram o Parque Nacional de Peneda-Gerês, em Ponte da Barca, João Pedro Matos Fernandes referiu que “este projecto-piloto de prevenção de incêndios terá que contemplar a contratação de sapadores florestais”.

O ministro disse que serão contratadas até dez equipas de sapadores florestais o que, a contar com as 12 actuais, representará “mais ou menos duas por município”. No total, Matos Fernandes afirmou que serão mais 50 sapadores florestais a “recrutar e formar no território dos cinco concelhos”.

O Parque Nacional estende-se, no lado português, aos municípios de Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre e Terras de Bouro.

Valorização de território

O ministro do Ambiente afirmou também que será “aberto um aviso no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), com uma dotação inicial de cinco milhões de euros para pôr em marcha um plano de valorização” do Parque Nacional Peneda Gerês, Reserva Mundial da Biosfera desde 2009.

Matos Fernandes referiu que os projectos “já têm uma componente de prevenção de incêndios mas vão para além disso e passam muito pela melhoria das condições de vida no parque”.

Agricultura e Mar Actual

2016-09-06 CarlosCaldeiraLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com