Ordem dos Engenheiros e UNAC promovem Fórum Nacional A Floresta que Precisamos

0

Ordem dos Engenheiros e UNAC promovem Fórum Nacional A Floresta que Precisamos

A Ordem dos Engenheiros, em colaboração com a UNAC – União da Floresta Mediterrânica, estão a promover o Fórum Nacional “A Floresta que Precisamos…”. O evento acontecerá em três localidades diferentes. A sessão regional Sul terá lugar a 11 de Outubro, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, a Norte, a sessão será a 12 de Outubro, na Ordem dos Engenheiros, no Porto, e a sessão nacional realizar-se-á a 17 de Outubro, na Ordem dos Engenheiros, em Lisboa.

Segundo informação da UNAC, a organização dará em breve mais informações sobre as inscrições no site da Ordem dos Engenheiros.

Ciclicamente, Portugal é confrontado com situações catastróficas, resultado da ocorrência de incêndios que trazem para a ribalta o tema da Floresta. “Estes são tempos onde todos, do anónimo cidadão comum aos mais altos responsáveis do País, têm direito ao seu momento de opinião. Esta súbita e exacerbada exposição mediática lança sobre a sociedade um manancial de informação que nem sempre contribui para uma ideia correta sobre o que deve ser a nossa floresta”, refere a organização do evento.

Actuação política muito aquém

A mesma fonte adianta que a “pressão para que algo se faça é enorme e as soluções que emergem da actuação política, na difícil procura do equilíbrio entre o reconhecimento social e a valia técnica e ambiental, têm ficado muito aquém do que poderia ser a política florestal nacional”.

O Colégio de Engenharia Florestal da Ordem dos Engenheiros, em colaboração com a Universidade de Lisboa, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Organizações da Produção Florestal, pretende contribuir para que o futuro da floresta portuguesa seja construído sobre “soluções racionais, com uma consistente base técnica, que reforcem o seu potencial produtivo, garantam o seu valor ambiental e assegurem a sua dimensão social”.

Assumindo o pressuposto base de que não existe uma única floresta em Portugal, “tão bem evidenciado na Estratégia Florestal Nacional de 2006, e conscientes de que só um sector participado, forte e unido pode impulsionar o salto qualitativo que há tanto desejamos, vamos organizar o fórum ‘A Floresta que Precisamos'”, acrescenta a mesma fonte.

Este fórum terá um formato inovador, com duas sessões regionais, Norte e Sul, e uma sessão final em Lisboa, que integrará e dará conhecimento das reflexões e recomendações regionais.

A organização pretende-se assegurar uma discussão “aberta e participada”, que identifique, no âmbito dos inúmeros estudos e planos estratégicos já produzidos e no mais actual conhecimento cientifico e opções de gestão, um conjunto de recomendações prioritárias de política florestal. Para isso, convidámos especialistas e investigadores capazes de trazer à discussão o que pode fazer a diferença no futuro da Floresta em Portugal”.

Agricultura e Mar Actual

2016-09-30 CarlosCaldeiraLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com