Lousã acolhe Feira de Mel e da Castanha do País

0

O Parque Municipal de Exposições da Lousã, acolhe a XXVII edição da Feira do Mel e da Castanha, de 18 a 20 de Novembro, um evento “marcante que, ano após ano, se tem afirmado como a maior e melhor Feira de Mel e da Castanha de Portugal, sendo de destacar que foi a primeira feira a comerciar unicamente mel de denominação de origem protegida (DOP)”, refere fonte institucional da autarquia.

A cerimónia oficial de inauguração conta com a presença do secretário de Estado da Floresta e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres.

Com mais de 5.000 metros de área coberta, a XXVII Feira do Mel e da Castanha da Lousã contará com a participação de cerca de 140 expositores, nomeadamente apicultores, produtores e comerciantes de castanha e de outros produtos endógenos, instituições e 5 tasquinhas.

Estará presente uma significativa mostra de artesanato do concelho e do país e existirá, também, uma zona destinada a produtos gastronómicos diversos.

Destaque também para a forte participação associativa, nomeadamente da comunidade escolar que assume especial importância na dinâmica do evento.

Inovação

A inovação aliada à valorização dos produtos endógenos é também um dos objectivos do certame, sendo de realçar, na edição deste ano, o lançamento do bombom oficial da Feira do Mel da Castanha da autoria dos Chef´s Flávio Silva e Rita de Oliveira.

Este bombom é o resultado de anos de investigação destes jovens Chef´s e alia a qualidade do chocolate belga à potencialidade do Mel Dop Serra da Lousã.

Decorrente do formato da Feira e da estratégia da Lousã enquanto Destino de Turismo Sustentável, este evento assume “especial importância na preservação de Património Imaterial da Região (tradições, usos e costumes) e para a potenciação do mesmo”, realça a autarquia.

Agricultura e Mar Actual

Apicultura Lousã Mel 2016-11-17 Ana Cordeiro de SáFonte do Artigo

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com