Livro desvenda conhecimento ambiental e socioeconómico de sete concelhos

0

Vai ser lançado no próximo dia 5 de novembro, pelas 15h00, o livro “Sete concelhos, um território: uma caraterização ambiental e socioeconómica no cerne do Entre-Norte-e-Centro” na Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, Moimenta da Beira.

Esta obra, coordenada por Margarida Correia Marques, docente e investigadora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), foi concretizada no âmbito do Plano Regional de Desenvolvimento Integrado (PRDI), solicitado à Unidade de Ambiente da UTAD pela empresa Energia e Sistemas de Potência, Lda. (EGSP) e pretende dar um contributo para o conhecimento ambiental e socioeconómico do território constituído por sete concelhos – Aguiar da Beira, Castro Daire, Moimenta da Beira, Sátão, Sernancelhe, Tarouca e Vila Nova de Paiva – enquanto espaço identitário, ambiental e económico, com as suas relações de poder, dinâmicas sociais e interações, sob a perspetiva da empresa que aqui aspira investir no imediato.

É esta visão panorâmica dos sete concelhos que, no final da obra e como corolário do trabalho realizado, permite cunhar a área territorial em análise como o cerne do Entre-Norte-e-Centro.

Com prefácio de Fontainhas Fernandes, Reitor da UTAD, o diagnóstico-síntese apresentado neste livro é resultado do cruzamento entre diferentes olhares e abordagens disciplinares, com enfoque nas caraterísticas do presente, que dão significado ao futuro mais coeso, próspero e sustentável que se visa construir. Corresponde a uma etapa inicial, ponto de partida para a tomada de decisão sobre projetos de investimento a criar, que se ambicionam inovadores e de compromisso forte com a identidade e a valorização dos recursos endógenos da área territorial em análise.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com