Leitões desmamados por porca reformada decidem Prémios Porc d’Or

0

A XXIII Gala dos Prémios Porc d’Or entregará 45 troféus de ouro, prata e bronze, segundo as categorias e critérios estabelecidos, a 4 de Novembro em Vic, Barcelona, Espanha.

São 94 explorações oriundas de oito comunidades autónomas espanholas as candidatas aos Prémios Porc d’Or. Entre todas acumulam 120 nomeações distribuídas por categorias em função do número de reprodutoras da exploração e atendendo aos critérios estabelecidos: número de leitões desmamados por porca reformada, produtividade numérica e taxa de partos.

De Portugal, a FPAS – Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores estará presente na gala que reunirá mais de 700 empresários, técnicos, encarregados de exploração e autoridades.

O evento terá lugar no recinto de feiras de Vic e é organizado pelo Instituto de Investigación y Tecnología Agroalimentaria del Departamento de Agricultura, Ganadería, Pesca y Alimentación de la Generalitat da Catalunhauña (IRTA). Conta com a empresa de saúde animalZoetis como co-organizadora, em conjunto com a Interprofesional del Porcino de Capa Blanca (Interporc) e o apoio do Ayuntamiento de Vic e da Câmara de Comércio da delegação de Osona.

Os prémios Porc d’Or têm a sua origem no BDporc (Banco de Datos de Referencia del Porcino Español), onde se analisam trimestralmente os dados de 850.000 reprodutores, repartidos por 700 explorações de todo o território espanhol. Desta base de dados, anualmente, elegem-se 120 explorações em função de 5 categorias (de 10 a 200 porcas; de 201 a 500 porcas; de 501 a 1.000 porcas; de 1.001 a 2.000 porcas e, finalmente a última categoria trata das explorações com mais de 2.001 porcas) a partir de diferentes critérios técnicos.

Agricultura e Mar Actual

2016-11-02 Ana Cordeiro de SáFonte do Artigo

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com