Leiria promove iniciativa de valorização dos produtos regionais no fim de semana

0

O município de Leiria vai transformar o mercado de Sant’Ana numa horta, com a realização do Mercado da Terra, evento que consiste na exposição e venda de produtos hortícolas e um conjunto de atividades relacionadas com a atividade agrícola.

A iniciativa vai decorrer entre sexta-feira e domingo e inclui o espaço cultural “sabores da Terra”, conferências, ‘fingerfood’, ‘showcooking’, animação infantil com Contos da Horta e Hora do Conto, ‘workshops’ e descamisada à moda antiga, entre outras atividades.

“O principal objetivo do Mercado da Terra é incentivar o consumo de produtos locais e promover os produtos da região”, refere a vereadora Ana Valentim, responsável pelo pelouro dos Espaços Verdes, citada num comunicado do município hoje enviado à agência Lusa.

A autarca destacou que o evento conta com um programa diversificado que alia a gastronomia, atividade cultural e várias conferências, em que vai ser possível dar a conhecer as potencialidades da região ao nível do setor primário.

Durante o evento, vai realizar-se uma ação de sensibilização ambiental “Clima é connosco”, promovida pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental, que visa incentivar a participação e a responsabilização do público em geral e das comunidades escolares, em particular para o compromisso com a sustentabilidade face às alterações climáticas.

A presença do chef de cozinha Chakall, para uma sessão ‘showcooking’, é um dos destaques no Mercado da Terra, que tem na troca de sementes outro dos atrativos.

O evento tem entrada livre e abertura marcada para as 17:00 de sexta-feira. No sábado, reabre às 10:00 e fecha às 23:00, enquanto no domingo abre às 10:00 e tem encerramento previsto para as 18:00.

Promovido pelo município de Leiria, o mercado é organizado em parceria com a Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE) e o Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Segundo a organização, participam na iniciativa a Associação de Apicultores de Leiria, Azeite da Pia do Urso, Azeites Hotel D. Luís, Boletus de Orum, Com malhas portuguesas na mão, Herdade dos Templários, Hortelões das Hortas do Lis, Licores da Tata, Piripiri, Ponto Rebuçado, Quinta da Gândara, Quintal da Quitéria, Ulmar e Aromas de Oureana.

Fonte: Sapo.pt

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com