Lage Grande e o Terreiro do Santo recebem XIV Feira do Porco e do Enchido de Meruge

0

No próximo dia 13 de Novembro, domingo, a Lage Grande e o Terreiro do Santo, em Meruge, no concelho de Oliveira do Hospital, vão encher-se de gente, animação, artesanato e sabores únicos da gastronomia local, para celebrar a XIV edição da Feira do Porco e do Enchido.

Certame nascido para evidenciar o papel dos “porqueiros” no desenvolvimento económico da Freguesia de Meruge e enaltecer a excelência dos enchidos amanhados por mãos artífices de mulheres, a Feira do Porco e do Enchido afirmou-se nestes 14 anos de sucessos, como o mais vernáculo e atractivo cartaz lúdico/gastronómico da Beira-Serra. Um espaço único de gastronomia ancestral, de animação de rua multifacetada e permanente, de valorização dos produtos e do Mundo Rural, de aposta na música e na cultura populares.

Quando se fala em recriações de época e folia sem limites o Grupo de Teatro e Animação “Vivarte”, surge como o mais cotado do país. São eles que desde a primeira edição têm a responsabilidade e o grato prazer de divertir, provocar e envolver o público que interage e se deleita com as suas mirabolantes performances.

merugePara além das trupes de azarados saltimbancos, mendigos loucos, alcoviteiras metediças, pistoleiros façanhudos e o mais que se verá, o Vivarte vai contar no seu espectáculo de Rua como é que “Há Piratas na Serra”, e teatralizar a história verdadeira das “Acusações contra o Padre Zé pelo Desaparecimento da Imagem de Stª Catarina e como tudo se Resolveu a Contento de Todos”. A Associação dos Jogadores de Pau da Guarda, promoverá duelos de honra por afronta política e aulas de maneio para os mais afoitos. Tudo representado com o rigor de época, a experiência, a arte de rua e a comicidade únicas dos actores do Vivarte.

A música que trazemos é outra marca de qualidade da Feira. Este ano com a participação dos “Bombos e das Adufeiras do Paúl”, Covilhã, do “Grupo de Concertinas e Cantadores ao Desafio do Minho” os insuperáveis “FanfarraKaústica”, grupo de metais, considerado o melhor do género que existe no País, os “Allatantou” e a sua frenética agitação afro-lusitana e a nossa homenagem ao “Cante Alentejano”, com a participação do Grupo “Quatro Cantos”, de Beja, que animará também a noite de Sábado.

As crianças terão nesta 14ª edição da Feira um programa específico recheado de surpresas. Para além dos inolvidáveis “Passeios de Burro” que se realizam durante todo o dia no recinto do certame, haverá uma “Tenda das Mil Histórias”, pinturas faciais, balões e muitas brincadeiras. O “Jakas” contará as histórias e alunos de artes tratarão das restantes áreas.

A Lage Grande na rudeza milenar dos seus granitos, empresta uma beleza e um ambiente rústico inigualável às barraquinhas que oferecem enchidos, variedade e qualidade de artesanato, licores, doçaria tradicional, queijos e produtos da agricultura familiar. A Mostra do Porco Bísaro, com as suas ninhadas de leitões, continua a deliciar gente de todas as idades. Os amantes das caminhadas podem também inscrever-se no Passeio Pedestre a realizar pelas 8 da manhã de dia 13.

Foi a Feira do Porco e do Enchido quem criou para o património da gastronomia nacional o inimitável “Arroz de Suã”, pitéu que todos os anos mobiliza um número infindável de apreciadores. Mas não se esgota naquela iguaria a “ementa”. O “Porco no Espeto com Arroz de Feijão”, os “Torresmos à Moda de Meruge”, feitos à fogueira em caçoila de barro, a “Feijoada à Moda de Nogueirinha”, são outras tantas propostas colocadas à disposição do visitante pelas associações locais, no recinto da Feira.

Para quem preferir um menu menos substancial mas não menos tradicional, pode encomendar uma Bôla de Carne, de Bacalhau ou de Sardinha ou adquirir simplesmente uma Broa de Milho e aprender a arte de “tender” ali, ao vivo, no recuperado Forno Comunitário ou comprar a carne e utilizar as fogueiras e caçoilas que disponibilizamos na Feira, para confeccionar a sua própria refeição. Podem ainda inscrever-se no 12º Concurso de Doçaria Tradicional.

Inserido no programa cultural da Feira do Porco e do Enchido, no Sábado, dia 12, pelas 21 horas, o Grupo “Quatro Cantos” dará um concerto no salão da Associação dos Amigos de Meruge, com as mais bonitas canções alentejanas.

Na Lage Grande, pelas 22 horas terá lugar “O Sacrifício das Castanhas em Homenagem a S. Martinho e a Bênção da Jeropiga”, aberto a quem se quiser associar.

Ainda na Lage Grande, o Vivarte representará o Teatro de Fogo: “Os Guardiões do Tesouro”.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com