João Ponte destaca importância da diversificação agrícola nos Açores

0

O secretário Regional da Agricultura e Florestas açoriano destacou hoje, 23 de Novembro, em Angra do Heroísmo, o trabalho desenvolvido pela Fruter – Associação de Produtores de Frutas, Produtos Hortícolas e Florícolas da Ilha Terceira e pela Cooperativa Frutercoop na promoção da diversificação agrícola, na contribuição para a melhoria do rendimento dos agricultores e para a dinamização da economia da ilha.

João Ponte salientou que a Fruter é “um bom exemplo do trabalho que pode e deve ser feito na organização entre produtores, através das suas cooperativas e associações, com vista a ir ao encontro das necessidades dos mercados, num esforço comum que o Governo Regional pretende potenciar, através do crescimento da produção de hortofrutícolas e flores”.

O secretário Regional, que falava no final de uma visita à Fruter, reafirmou que a Região tem progredido na diversificação agrícola, verificando-se um aumento do número de produtores e da área cultivada.

Em consequência disso, tem sido registada uma redução visível das importações nesta área, mas as exigências actuais dos consumidores implicam que os agricultores ganhem, cada vez mais, competências para estarem melhor preparados e para tornarem as suas explorações mais rentáveis e competitivas.

Revitalizar as produções tradicionais

O Governo dos Açores pretende revitalizar as produções tradicionais e aquelas em que a Região é deficitária, de acordo com o potencial endógeno de cada ilha.

João Ponte defendeu “o aumento da produção regional ao nível da hortifruticultura e da floricultura, por forma a satisfazer cada vez mais o mercado interno e com menor recurso a importações”.

“Numa Região fundamentalmente agrícola, onde a potencialidade para se produzir produtos de hortícolas e flores é grande, faz todo o sentido fazermos todos um esforço para o aumento da produção, valorizando a sua qualidade e apoiando as iniciativas de diversificação das produções, apostando cada vez mais nos produtos que revelem potencial de exportação para os actuais e novos mercados”, frisou o titular da pasta da Agricultura.

A Fruter possui 109 associados, que trabalham nas mais diversas áreas agrícolas, como a apicultura, a horticultura, fruticultura e a floricultura.

Além disso, tem desenvolvido vários trabalhos em parceria, de modo a melhorar as condições produtivas e permitir um melhor ajuste das espécies às condições climáticas dos Açores.

Agricultura e Mar Actual

Açores FRUTER Frutercoop 2016-11-23 Ana Cordeiro de SáFonte do Artigo

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com