Índice de Preços na Produção Industrial diminui 3% em Agosto

0

Índice de Preços na Produção Industrial diminui 3% em Agosto

O Índice de Preços na Produção Industrial diminuiu, em Agosto, 3,0% em termos homólogos (redução de 3,4% no mês anterior). O índice do agrupamento de Energia foi determinante para o resultado do índice agregado, ao passar de uma variação homóloga de -9,8% em Julho para -7,8% em Agosto. Excluindo este agrupamento, os preços na produção industrial diminuíram 1,3% (variação de -1,1% em Julho), divulga hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A taxa de variação homóloga do índice da secção das Indústrias Transformadoras situou-se em -3,1% (-3,6% no mês anterior). Esta secção deu um contributo de -2,6 pontos percentuais (p.p.) para a variação do índice total.

Em Agosto, o Índice de Preços na Produção Industrial registou uma variação mensal de -0,4% (-0,9% em igual mês de 2015), taxa superior em 0,1 p.p. à apresentada em Julho. O índice do agrupamento de Energia contribuiu com -0,3 p.p. para a variação agregada, em resultado de uma variação de -1,2% (diminuição de 3,4% em Agosto do ano anterior).

O índice da secção das Indústrias Transformadoras, apresentou uma taxa de variação mensal de -0,5% (variação de -1,0% no período homólogo), da qual resultou um contributo de -0,4 p.p. que determinou a variação mensal negativa do índice total, adiantam os técnicos do INE.

Agricultura e Mar Actual

INE 2016-09-16 Ana Cordeiro de SáLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com