Festival do Pão e XXXIII Festival de Folclore em Vila Cova à Coelheira

0

Integrados nas festividades de Nossa Sra. do Rosário, o Festival do Pão e a 33ª edição do Festival de Folclore de Vila Cova à Coelheira, têm data marcada para 11 de setembro, numa organização conjunta entre o Município de Vila Nova de Paiva, a Junta de Freguesia de Vila Cova à Coelheira e o Grupo Folclórico e Etnográfico desta vila.

Os produtos endógenos, aliados à gastronomia tradicional, ao artesanato típico, ao folclore e às práticas de outrora, encontram-se reunidos nesta iniciativa que pretende dar a conhecer as potencialidades e a riqueza do nosso meio rural.

O programa da festividade religiosa tem início no sábado, dia 10 de setembro , pelas 19h15, com a entrada solene de Nossa Sra. do Rosário na Igreja Matriz e o Canto de Vésperas. No domingo, dia 11 de setembro, o programa prossegue com uma Missa e Procissão do Adeus, com a feira do pão e produtos regionais, restaurantes e tasquinhas gastronómicas, artesanato, folclore, uma exposição referente ao Ciclo do Pão e a possibilidade dos visitantes poderem confecionar as suas próprias bôlas em fornos de lenha.

Aliado a esta iniciativa está a 33ª edição do Festival Nacional de Folclore de Vila Cova à Coelheira. A partir das 15h30, o Festival tem início com o desfile etnográfico e as atuações dos grupos folclóricos convidados, assim como do grupo anfitrião, o Grupo Folclórico e Etnográfico de Vila Cova à Coelheira. Os grupos convidados são o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Fermedo e Mato – (Arouca), o Grupo de Pauliteiros de Cércio (Miranda do Douro), o Grupo Folclórico ACR da Senhora da Aparecida (Lousada) e o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande (Guimarães).

A partir das 18h00, a atuação dos Minhotos Marotos promete cantares ao desafio, música popular portuguesa, brejeirice marota, animação e boa disposição no encerramento deste certame.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com