Festas da Nossa Senhora dos Remédios animam Lamego durante 16 dias

0

1761

A cidade de Lamego vai viver a partir de quinta-feira, e durante 16 dias, as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, com um programa que alia a tradição à modernidade.

“É um programa que faz um misto entre um elenco bastante caseiro e tradicional, com o folclore, as bandas filarmónicas e os fados, e a música moderna, com o Zigurfest e alguns espetáculos com artistas mais sonantes, como a Daniela Mercury”, afirmou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes.

O autarca prevê gastar entre 300 e 350 mil euros nas Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, sendo o único dia de entrada paga o do concerto da cantora brasileira, na sexta-feira.

“São muitos dias de festa, com despesas fixas muito grandes. A iluminação, o fogo-de-artifício e as marchas têm um peso muito grande, tal como a animação musical e toda a logística”, explicou.

O programa inclui iniciativas que se vão repetindo ao longo dos anos, como espetáculos musicais, exposições, apresentações de livros e provas desportivas, com “o contributo das associações e coletividades” do concelho.

“Estamos a investir muito no Zigurfest, um festival de música moderna dirigido para um público mais jovem, que não é atraído habitualmente pelo programa das romarias, e estamos também a manter o programa tradicional, com os fados e música clássica”, acrescentou.

Até 09 de setembro não faltarão as tasquinhas, as lojas de produtos regionais e os divertimentos, a par da vertente religiosa.

Também conhecidas por romaria de Portugal, as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios têm como dia alto o 08 de setembro, com a realização da “majestosa procissão do triunfo”, que sai da igreja das Chagas, percorre algumas das principais ruas da cidade e termina na igreja de Santa Cruz.

Os andores são armados sobre carros e puxados por juntas de bois, cumprindo assim uma tradição muito antiga.

“Nesta altura, as ruas ficam ricamente ornamentadas, ganhando uma nova dinâmica, onde a componente religiosa adquire toda a sua plenitude”, sublinha a autarquia.

Outro dos pontos do programa em destaque é a “marcha luminosa” da noite de 06 de setembro, que percorrerá várias artérias da cidade e na qual participam carros alegóricos decorados e iluminados.

Na tarde do dia seguinte, no mesmo percurso da “marcha luminosa”, realiza-se a “batalha das flores”.

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios terminam à meia-noite de 09 de setembro, com uma “fenomenal sessão de fogo pelos quatro cantos da cidade”.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com