Festa do Vinho da Madeira nas ruas até domingo, dia 11 de Setembro

0

Festa do Vinho da Madeira nas ruas até domingo, dia 11 de Setembro

A Festa do Vinho da Madeira, a decorrer desde 28 de Agosto, vai estar na baixa da cidade do Funchal até 11 de Setembro. E o Governo Regional da Madeira está presente a promover e a contar a história do vinho.

A Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira dinamiza, à semelhança de anos anteriores, várias iniciativas no âmbito da Festa do Vinho, que visam promover os produtos regionais, com particular destaque para os Vinho da Madeira, Bordado Madeira e Artesanato Regional.

Em destaque decorrerão várias iniciativas. Entre os dias 1 e 11 de Setembro, das 10h00 às 19h00, na Placa Central da Av. Arriaga (em frente à Sé) o Pavilhão do Conhecimento do Vinho Madeira tem como objectivo dar a conhecer e promover o Vinho Madeira. Neste pavilhão, cuja entrada é livre, turistas e madeirenses poderão alargar os seus conhecimentos sobre o que é necessário para produzir um Vinho Madeira, desde a terra à garrafa.

São oito as áreas no total com os seguintes temas:

  • Região Vitícola da Madeira onde é possível apreciar os solos típicos da nossa região, o clima e a orografia;
    Sistema de Condução da Vinha, com a típica latada e o sistema de espaldeira que pode ser usada em terrenos mais planos, pode ser utilizada, quando possível;
  • Conhecer algumas das castas recomendadas para a produção do Vinho da Madeira;
  • Mapa Geográfico das Castas, onde mostra quais as zonas da ilha com maior produção;
  • Ciclo da Vinha onde se fala do ritual desde a planta até á vindima;
  • Mais sobre Vinho Madeira…. É a área onde se visiona um vídeo promocional de 4 minutos sobre o Vinho Madeira, explicando o seu processo e história;
  • Aromas e cores do Vinho Madeira, nesta zona será possível os visitantes sentirem os aromas típicos do Vinho da Madeira e verem as cores tradicionais que se pode encontrar;
  • Tipos de Vinho Madeira é a área do pavilhão onde se explica como interpretar um rótulo de uma garrafa de Vinho Madeira com as suas categorias;
  • Para testar o conhecimento dos visitantes, teremos ainda um questionário para responder nos tablets; quem acertar nas respostas será brindado com uma miniatura de Vinho Madeira.

Vinho Madeira no Passado e Presente é a área final onde é possível ler sobre alguns episódios sobre o Vinho da Madeira ao longo dos seus cinco séculos de História assim como ler citações de jornalistas e críticos do setor vínico, assim como grandes apreciadores de Vinho Madeira à volta do Mundo dizem e pensam sobre o nosso Vinho hoje em dia.

Bordado da Madeira

Por outro lado, com o intuito de dinamizar e enriquecer a oferta a visitantes e locais, o Bordado Madeira e o Artesanato Regional marcarão presença num espaço expositivo. A exposição celebra o Bordado da Madeira e o Artesanato Regional, inspirado na natureza da Ilha, enaltecendo a estética, a beleza, a inspiração e, simultaneamente, toda a versatilidade destes produtos regionais.

O Bordado Madeira contará, por um lado, com um espaço expositivo, onde estará presente uma bordadeira a demonstrar a sua arte aos visitantes. E, por outro lado, contará com a presença de três empresas de Bordado Madeira, nomeadamente Abreu & Araújo, Lda., Bordal – Bordados da Madeira. e Casa do Turista.

O Artesanato Regional será representado por vários Artesãos, que demonstrarão a sua arte ao vivo, representando diversas áreas da nossa cultura, quer a mais tradicional, quer a mais contemporânea.

Provas de vinho no aeroporto

Nesta época de vindimas, o IVBAM presta ainda homenagem aos Vinhos da Madeira através de uma exposição do sistema de canteiro em pontos estratégicos de passagem de turistas, como os teleféricos da Madeira (estação do Funchal), procurando, seduzir turistas e locais para estes nobres produtos que tão bem identificam a Madeira.

Já no aeroporto da Madeira foram efectuadas provas de Vinho Madeira no passado dia 29 de Agosto e realizam-se hoje, dia 1 de Setembro mais algumas provas. Logo à chegada à Região Demarcada da Madeira, os visitantes são brindados com um Vinho Madeira.

Estas acções promocionais inserem-se no âmbito de projectos co-financiados pelo Programa INTERVIR +, co-financiados a 85%.

Agricultura e Mar Actual

Bordados da Madeira Madeira Vinho da Madeira 2016-09-01 Ana Cordeiro de SáLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com