Festa da Castanha em Seia: Saberes e sabores de outono na Lapa dos Dinheiros

0

No próximo domingo, dia 30 de outubro, a aldeia da Lapa dos Dinheiros acolhe mais uma edição da Festa da Castanha, uma iniciativa integrada no Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.

Com um papel preponderante na dieta da montanha, em tempos anteriores à cultura do milho e da batata, a castanha tem um especial significado nesta Aldeia de Montanha, pela abundância deste fruto nos 18,15 hectares de Castanheiros do Souto da Lapa dos Dinheiro – uma verdadeira reserva da árvore que, nos últimos dois mil anos, constituiu um eixo fundamental da vida serrana.

Assim, num verdadeiro espírito comunitário, a aldeia convida a conhecer os seus soutos, os saberes e sabores de outono mais típicos desta aldeia, num mercado de rua com especial enfoque na castanha e onde não faltará o tradicional magusto com caruma e animação tradicional.

Neste ambiente festivo terá ainda lugar mais uma edição do concurso ” Castanha Saberes e Sabores” um concurso da melhor iguaria (doce) feita com castanha, dirigido aos restaurantes, pastelarias e público em geral do concelho, valorizando este recurso endógeno, outrora de grande importância para a economia familiar.

A Festa da Castanha é promovida pela União de Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, o Centro Social da Lapa dos Dinheiros e Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, contando ainda com o apoio do CISE – Centro de Investigação da Serra da Estrela e do Turismo de Portugal.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com