Feira do mel e do campo e festival dos míscaros e do sarrabulho em Penacova 

0

A “Feira do Mel e do Campo 2016”, em Penacova, decorre entre sexta-feira e domingo, com a participação de quase quatro dezenas de produtores/expositores, numa tenda gigante instalada no Parque Verde da vila.

O certame, que adopta o «actual figurino» desde 2010, «pretende essencialmente dar visibilidade e valorizar os produtos endógenos da região», disse à agência Lusa o presidente da presidente da Câmara, Humberto Oliveira.

O crescente interesse dos produtores de mel e de produtos agrícolas, essencialmente do concelho de Penacova, e o aumento da adesão por parte dos visitantes fez com que a Câmara tivesse «ampliado ligeiramente a área» disponibilizada para a edição deste ano da feira, sublinhou o autarca.

A feira faz parte da «estratégia que se tem vindo a adoptar no sentido de promover o desenvolvimento local», tal como o festival gastronómico “Mês dos míscaros e do sarrabulho” que se realiza entre sexta-feira e 15 de Dezembro, mas que tem «maior visibilidade no fim-de-semana» da “Feira do mel e do campo”, acrescentou.

Os míscaros, tal como o sarrabulho, não são, naturalmente, exclusivos da região, mas o modo como os restaurantes do município os confeccionam tem feito com que se afirmem como um produto gastronómico cada vez mais procurado em Penacova, por locais e visitantes, referiu Humberto Oliveira.

O festival conta com a participação de 14 restaurantes, que são «praticamente todos os restaurantes» do concelho, sediados na vila e em outras localidades vizinhas, como Gavinhos, São Pedro de Alva, Porto da Raiva, Silveirinho, Cavadinha, Espinheira, Travanca do Mondego e Vimieiro.

Três daqueles restaurantes estão também presentes na “Feira do mel e do camp”’, o que, sustenta Humberto Oliveira, constitui «mais um motivo de atracção» do certame, que volta, este ano, a ter um programa de animação musical.

Do cartaz de espectáculos fazem parte os grupos Cantar Travanca do Mondego, Cavaquinhos da Rebordosa e Concertinas do Caneiro, que actuam na sexta-feira, Flora do Mondego, Mónica Sintra e DJ Nuka (sábado) e Ruizinho de Penacova e “seu padrinho” Quim Barreiros (domingo).

Fonte: Sapo.pt

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com