Expedição lúdico-científica à serra de Montesinho

0

O IPB vai realizar no próximo dia 8 de outubro uma atividade de receção aos novos alunos, cujo programa anexamos, que foi acolhida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que também estará connosco na visita.

A atividade pretende acolher os novos alunos, despertando desde logo o gosto pela ciência, pela cultura e pelos valores naturais da região e pela tolerância e sã convivência entre diferentes culturas. Consistirá num passeio entre a aldeia de Montesinho e França, durante o qual serão realizadas atividades científicas, aproveitando os valores naturais aí existentes, seguido de um almoço e jogos tradicionais na aldeia de França. Por fim, o regresso a Bragança.

Esta atividade contará com a presença do Sr. Ministro do Ensino Superior e Ciência e com a Srª Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza e envolverá um número aproximado de 500 pessoas, 420 dos quais alunos (100 brasileiros, 72 internacionais não brasileiros e 248 alunos portugueses).

Assim sendo, vimos convidar V. Exas para estarem connosco nesta iniciativa, acompanhando a mesma em, pelo menos, 3 momentos, que consideramos cruciais e de maior interesse para a Comunicação Social:

  1. O convívio-merenda na Aldeia de Montesinho – 10h00
  2. A saída para a caminhada a partir da aldeia de Montesinho para França – 10h30
  3. O Hino Académico pelas Tunas do IPB, que marcará o início dos Jogos tradicionais no Parque de Merendas da aldeia de França – 14h30

Aproveitamos desde já para convidar toda a comunicação Social para o Almoço que se realizará no Parque de Merendas da aldeia de França pelas 13h30.

PROGRAMA Expedição lúdico-científica à serra de Montesinho com estudantes e investigadores do IPB e o Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior no âmbito das atividades do Mountains 2016 Ciência, comunicação e cultura como forma de Integração de Novos Estudantes 2016/17

Mountains 2016 é um evento dirigido ao desenvolvimento sustentável das áreas de montanha na Europa e no Mundo com base na ciência, no conhecimento e na inovação e tem lugar em Bragança de 3 a 7 de outubro.

7 de Outubro, sexta-feira

18:30‐19:15 – Sessão de encerramento do Mountains 2016 – Auditório Dionísio Gonçalves ESA|IPB

  • João Sobrinho Teixeira, Presidente do IPB
  • Pedro Machado, Embrapa‐Coordenador Labex Europa
  • Martin F. Price, Cátedra da UNESCO em Desenvolvimento Sustentado dos espaços de Montanha
  • Paulo Ferrão, Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
  • Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

8 de Outubro, sábado

No âmbito do Mountains 2016 e na sequência do seu encerramento, realiza-se uma expedição lúdico-científica a um espaço de Montanha da região de Bragança, em pleno Parque Natural de Montesinho, com os novos alunos do IPB, nacionais e estrangeiros, permitindo-lhes não só, a integração no Ensino Superior, mas também na região de influência da instituição de acolhimento e, em particular, tomar contacto com a ecologia, flora, fauna e outros aspetos relevantes daquele espaço de montanha.

O programa para a integração dos novos estudantes pretende reforçar a curiosidade e natural entusiasmo pelas áreas científica e cultural, através de actividades de comunicação e de uma expedição lúdico-científica na Serra de Montesinho.

Durante a expedição será feito um “concurso de ideias”, envolvendo equipas mistas de novos e actuais estudantes e investigadores, para futuros projectos de exploração e valorização científica da serra, incluindo projectos que venham a considerar a valorização de instalações hoje desocupadas.

A expedição inclui pausa para merenda e eventos de desporto aventura, jogos tradicionais e outras actividades, para além da exploração cientifica a ser guiada por investigadores do Centro de Investigação de montanha (CIMO) e do IPB, tendo em vista a criação do “Montesinho Laboratório de exploração científica e inovação agro-industrial”.

Esta iniciativa é organizada pelo IPB – Instituto Politécnico de Bragança, em colaboração com as Associações de Estudantes, Associação Académica e Centro Ciência Viva de Bragança.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza participam nas actividades do programa.

PROGRAMA

09H00 | Expedição lúdico-científica à Serra de Montesinho

  • Saída em direcção à aldeia de Montesinho
  • Visita à aldeia – merenda e convívio
  • Visita simultânea às barragens e Lama Grande.
  • Percurso pedestre com cerca de 10 Km descendentes, da aldeia de Montesinho até à aldeia de França, com visita ao antigo viveiro das trutas. Durante o percurso os docentes do IPB farão diversas intervenções de carácter científico e exploratório.

13h00 | Chegada a França, almoço nas instalações da junta de freguesia de França e momentos lúdico-musicais com as Tunas do IPB;

14h30 | Jogos tradicionais transmontanos (fito, chino, corrida de sacos, corrida de arcos, pião, galhofa – luta tradicional trasmontana -, …).

17h00 | Retorno a Bragança.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com